Quantas horas por dia os estudantes ficam na escola?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A média diária de horas-aula das escolas públicas rurais e urbanas de Ensino Fundamental do País é de 4,5 horas. Observando apenas as redes municipais, estaduais e federais, a média mais alta do Brasil é da região Sudeste, com 4,8 horas.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

A carga horária do Ensino Médio passou de 800 para 1.000 horas anuais, mas passaram a ser pelo menos 3.000 horas para os três últimos anos da Educação Básica. O ano letivo passou a durar 200 dias. Para cumprir a carga horária total, os estudantes do Ensino Médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar.

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base ...

É o país em que os alunos ficam mais tempo na escola em aulas obrigatórias, com 11 mil horas no total. Partindo de uma conta aproximada de 200 dias letivos, como ocorre no Brasil, na Dinamarca há uma média de 5 horas e 48 minutos por dia (10,6 mil horas em todo o fundamental).

Posso justificar minhas faltas? O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

O aluno não pode ser reprovado por falta, as faltas não podem ser abonadas, porém, se o estudante justifica com um atestado médico válido a ausência, essas faltas não podem ser computadas para o aluno ser reprovado ou não.

O aluno repetir de ano por causa de uma dificuldade extrema em disciplinas isoladas pode fazer com que esse número aumente. O regime de progressão parcial possibilita ao estudante condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem, evitando com que ele atrase ainda mais sua formação.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei 9.394, de 1996) estabelece que um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo, que deve ter 200 dias letivos.

O número máximo de faltas é 8 (70% de frequência).

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

4.000 horas

6º AO 9º ANO – REGULAR
Vigência: A partir de 2021 Dias letivos anuais: 200 Turno: Diurno Semana letivas anuais: 40 Regime: Anual Duração da hora-aula: 50 minutos Carga Horária total: 4.000 horas/aulas Dias letivos semanais: 05 Entrada: 7h/13h Intervalo: 15 min.

Reformulado após menos de três anos em vigor, o “novo” Novo Ensino Médio de São Paulo tem elementos diferentes da proposta que o Ministério da Educação quer transformar em lei. São três itinerários no total: um de linguagens e ciências humanas, um de matemática e ciências da natureza, e um de ensino técnico.