Quantas horas o Acre está em relação a Brasília?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Em relação ao horário de Brasília, o Acre está sempre algumas horas atrás. Atualmente, o Acre está duas horas atrás de Brasília. Isso significa que quando é meio-dia em Brasília, no Acre são apenas 10h da manhã.

Porque o Acre tem duas horas a menos
O Decreto 2.784 de 1913 estipulou que o Acre e a extremidade ocidental do Amazonas fariam parte do fuso horário UTC-5, calculado em cinco horas a menos que a hora no Meridiano de Greenwich, ou duas horas a menos que o Rio de Janeiro.

O quarto e último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.

Embora o Acre seja conhecido por seu clima quente e úmido, é possível vivenciar temperaturas mais baixas durante certas épocas do ano. O frio no Acre não é uma realidade constante, mas pode ocorrer em períodos específicos, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Hora padrão do Acre: UTC-5
Cinco horas a menos que Portugal. A partir de Abril de 2019, foi sancionada a lei que elimina o Horário de Verão no Brasil.

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

O Brasil possui 4: Horário Padrão de Fernando de Noronha (GMT-2), Horário Padrão de Brasília (GMT-3), Horário Padrão do Amazonas (GMT-4) e Horário Padrão do Acre(GMT-5). China e Índia, apesar de suas extensões continentais, possuem apenas um fuso oficial cada. Ou seja, quanto mais ao leste, mais tarde o sol se põe.

Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

O Acre é um dos 27 estados brasileiros, tendo sido elevado a essa condição no ano de 1962. Antes de ser anexado ao Brasil, ele pertencia à Bolívia e ao Peru.

Há exatos 61 anos, o então presidente da República, João Goulart, assinava a Lei n° 4.070. Era 15 de junho de 1962, data em que o Acre deixava de ser território federal para se tornar estado e, finalmente, conquistar sua autonomia política e administrativa.

As ilhas de Samoa, Tokelau e Tonga estão 13 horas à frente de Londres, enquanto a Ilha Line está a 14 horas à frente. O mais bizarro é que como todas estas ilhas ficam exatamente na Linha da Data, as ilhas mais a oeste estão um dia inteiro atrás.

Desde 30 de outubro de 2013 seis estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Basta subtrair o fuso da cidade de destino pelo da cidade de origem. Caso eles se encontrem em hemisférios diferentes, terão sinais diferentes e, inevitavelmente, serão somados. Portanto, a diferença entre São Paulo e o Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas.

Este fuso compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como o estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.

Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.

O quarto fuso horário ou fuso -5 GMT abrange o estado do Acre e o extremo oeste do Amazonas.

Melhor época para visitar Rio Branco
O clima em Rio Branco é equatorial/amazônico, ou seja, o período chuvoso vai de outubro a abril, sendo que chove mais em janeiro e fevereiro. O período mais seco é de maio a setembro, sendo junho e julho os meses com menores índices de chuva, portanto, a melhor época para visitar.