Quantas horas dura uma TV OLED LG?

Perguntado por: uchaves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Menor vida útil: as telas OLED são produzidas com um material orgânico que perde sua eficiência com o tempo. A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.

Isso acontece porque o OLED não precisa movimentar cristais líquidos, o que garante tempo de resposta menor em painéis com a mesma taxa de atualização – leia-se: taxa de quadros por segundo. Por fim, telas OLED tem eficiência energética alta. É que um pixel de OLED consome energia só quando está ligado.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Com maior destaque, porém, estão os modelos de LG e Sony. A Samsung oferece ótima tecnologia, mas falha no relacionamento com o cliente. AOC, Philco, Panasonic e TCL estão entre as demais opções que são bastante válidas.

"Como as fontes das TVs atuais são muito sensíveis, ela precisa se manter sempre estável", explica Alex dos Santos, especialista na área há 20 anos. "Oscilações bruscas, causadas por raios ou variações de tensão, podem danificar circuitos e queimar o aparelho antes do tempo", diz ele.

OLED e QLED são as tecnologias de tela dominantes no mercado de smart TVs. Embora ambos os padrões costumem apresentar imagens com alta qualidade, eles possuem algumas diferenças importantes. Enquanto o OLED é a referência nas imagens exuberantes, painéis QLED atingem brilho muito mais alto.

TVs OLED são as mais finas e com maior qualidade de imagem, mas modelos QLED podem fornecer cores vivas, alto brilho e contraste. Com a quantidade de tecnologias existentes, há muito mais opções para o consumidor na hora de escolher uma smart TV com imagem a experiência de um cinema em casa.

NanoCell vs OLED
Telas NanoCell têm contraste inferior às telas OLED, pois são baseadas na tecnologia LCD, que exige backlight para iluminar os pixels. Desse modo, você pode esperar um preto mais acinzentado e cores menos vivas.

A função Time Machine permite que você faça gravações dos seus programas favoritos para assistir quando quiser e também permite avançar, retroceder e pausar a programação da TV ao vivo.

O OLED Motion Pro insere dados de preto de duração adaptável para reduzir o desfoque de movimento. Isso deixa a ação mais uniforme e melhora a nitidez da visualização, permitindo que você observe os detalhes rápidos e sutis de cada jogada, em todos os tipos de esporte.

Em média, a tecnologia LED consome entre 50 a 150 watts por hora, enquanto uma TV de OLED ou QLED pode consumir entre 80 a 200 watts por hora, dependendo do tamanho da tela e das configurações de brilho e contraste.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

De forma resumida, o OLED tem contraste e qualidade de imagem praticamente imbatíveis, mas oferece o rico do burn-in. Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Com tecnologia de pixels orgânicos, as TVs OLED são diferentes das outras porque não precisam de iluminação interna (backlight) para gerar as imagens na tela. Como cada pixel emite a própria luz, são imbatíveis no contraste e conseguem reproduzir pretos profundos em cenas escuras com boa fidelidade.

Telas de LED são as opções mais baratas no mercado; TVs QLED e Mini LED prometem cores vivas e alto brilho, enquanto OLED apresenta a maior qualidade de imagem e tons escuros mais intensos.

Essa luz vaza pelos pixels, fazendo com que os tons escuros não sejam puros, nem tão intensos assim. Já na OLED, cada pixel acende de forma independente. Assim, os pixels que estiverem em uma área que deva ficar completamente sem cor ficarão apagados, enquanto os demais se manterão ligados para gerar as outras cores.

18 meses

Smart TV 4k têm vida útil de 18 meses.

Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha. Avalie os pontos discutidos acima antes de tomar sua decisão.

Aliás, se você se pergunta qual a marca de TV mais vendida no Brasil, a nossa lista é uma boa mostra da resposta. O ranking é amplamente dominado pela Samsung, a líder em vendas no mercado nacional. Apenas uma das TVs mais vendidas em março aqui no Buscapé é de outra marca, no caso, a LG.