Quantas horas dura uma integração na empresa?

Perguntado por: dandrade4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

3 horas

A integração de uma empresa dura em média 3 horas. Mas, é importante compreender que esse tempo pode mudar de acordo com cada companhia e os processos aplicados.

O processo de integração na empresa, também chamado de onboarding, visa inserir o funcionário recém-contratado ao ambiente de trabalho. Quem nunca começou em um emprego novo e se sentiu totalmente perdido nos primeiros dias? É exatamente essa sensação que a integração de equipes busca minimizar.

Treinamento de integração é um procedimento que visa preparar um novo colaborador para iniciar seu trabalho na empresa, transmitindo a ele os valores, a visão e a missão da empresa, além das principais regras e recomendações internas.

Depois, vem a fase de ensino, na qual o colaborador é recebido pela sua equipe de trabalho e é ensinado a desempenhar sua função. E, por último, temos a etapa de avaliação, na qual a pessoa vai ser avaliada em relação ao que aprendeu no onboarding e também vai avaliar a integração, como um todo.

A falta de integração entre times não só desgasta a convivência como também atrasa a produtividade da organização. Apesar de cada setor da empresa ter suas funções específicas, trabalhar os times como um todo auxilia na produtividade e no cumprimento das tarefas.

Um processo de integração eficaz deve incluir alguns pontos fundamentais, que eu listo a seguir: apresentação dos novos colaboradores; apresentação dos produtos/serviços da Organização e de sua história; apresentação da missão da Organização, seus valores, e a visão de futuro; apresentação das políticas corporativas ( ...

"A partir do momento em que o candidato desempenha alguma função, deve ser remunerado pelo serviço prestado", explicou. Carolina destaca que qualquer tipo de treinamento é considerado como período de experiência.

A integração na empresa serve para alinhar as expectativas do negócio e o desempenho dos funcionários. O cuidado com essa tarefa impacta diretamente na retenção de talentos e traz muitas vantagens para a organização.

Como você provavelmente já sabe, esse período pode durar até 90 dias. já outras organizações, preferem fazer um treinamento curto ou uma imersão logo após a contratação.

a) curso Básico: a cada 3 anos com carga horária de 4 horas; b) curso Intermediário: a cada 2 anos com carga horária de 4 horas; c) cursos Avançado I e II: a cada ano com carga horária de 4 horas.

Afinal, quem faz o treinamento de integração? O treinamento de integração é realizado pela empresa e pelo próprio colaborador, em uma relação mútua. Ou seja, a equipe de RH e os gestores de pessoas precisam fazer com que todo o processo de integração dos novos colaboradores seja simples e a comunicação clara.

Melhora do clima organizacional
Quando uma integração é bem feita, a consequência dela é uma melhora significativa no clima organizacional. Isso acontece porque os colaboradores que têm um espaço para se comunicarem e se conhecerem melhor, não transmitem ruídos e informações incorretas entre eles.

Ela busca obter feedback sincero dos seus ex-colaboradores, fornecendo insumos para melhorar o ambiente organizacional. É importante lembrar que essa entrevista não é o momento de buscar culpados para a saída do funcionário. Ela visa entender o ponto de vista do colaborador sobre a situação atual da empresa.

Isso porque a integração pode gerar sentimentos de pertencimento e orgulho nos novos colaboradores e fazer com que eles se mostrem mais motivados, produtivos e empenhados. “Quando a gente tem esse processo de integração muito bem estruturado, logo na chegada o colaborador já começa a se sentir parte daquele ambiente.

A Reunião de Integração é uma reunião mensal destinada para todos aqueles que estão ingressando na Instituição e tem o intuito de esclarecer o funcionamento da instituição.

Algumas ações simples podem não só ser úteis na integração de um novo funcionário, mas também no decorrer das atividades diárias:

  • Banners na recepção.
  • Informativos nos murais da empresa.
  • Encontros periódicos.
  • Transparência em sites e intranet da organização.

O que é integração de colaboradores? A integração de novos colaboradores é a adoção de estratégias para prepará-los para iniciar sua atuação na empresa. Por melhor que seja o currículo de um profissional, há processos que precisam ser apresentados, assim como tecnologias.

Fale seu nome e o papel que está assumindo na empresa. Não esqueça de sorrir e olhar nos olhos das pessoas. Também pode ser útil compartilhar um pouco da sua experiência, como por exemplo onde você trabalhou e o que fazia. Desta maneira, seus colegas terão uma noção de sua perspectiva e processos.

O processo de integração de um novo colaborador, que também pode ser chamado de ambientação ou onboarding, é de extrema importância para a organização, pois essa etapa que fundamenta o período de adaptação dele às suas funções, atividades, aos colegas de trabalho e à cultura organizacional.