Quantas horas dura a Fuvest 1 fase?

Perguntado por: onunes6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

A primeira fase da Fuvest 2023 começa às 13h. A prova tem duração de quatro horas.

Os portões serão abertos às 12h. O fechamento deles e o início da aplicação do exame serão às 13h. Cada dia de prova vale 100 pontos.

A prova da Fuvest tem cinco horas de duração e vai das 13h às 18h, no horário de Brasília. Os portões serão fechados às 13h, mas o edital da prova recomenda a chegada do candidato com antecedência. Além disso, a saída dos candidatos só será permitida após às 17h.

Importante: a Fuvest elimina automaticamente candidatos que tiverem acertado menos de 27 questões, ou seja, 30% da prova.

Como é o dia da prova de redação da Fuvest
A prova de redação da Fuvest ocorrerá na segunda fase do vestibular, junto com a avaliação de português. Das cinco horas de prova, sobram aproximadamente duas para fazer a redação. Professores avaliam que duas horas é um bom tempo para quem está treinado.

A duração da prova é de cinco horas. Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica (tinta azul ou preta). São permitidos, para rascunho, o uso de lápis e borracha.

A primeira fase da Fuvest 2023 será no dia 04 de dezembro de 2022 e tem duração de cinco horas (das 13h até às 18h). Nesse dia, aplica-se um prova objetiva com 90 questões de múltipla escola.

Para se alimentar durante a prova o estudante deverá solicitar ao fiscal e será encaminhado a uma sala específica para que possa retirar a máscara e comer. Outros protocolos como estes estão presentes no Manual de Biossegurança da segunda fase da Fuvest 2023.

O que levar no dia da prova da Fuvest?

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta esferográfica azul, de material transparente; e.
  • Máscara (caso seja obrigatório na sua cidade e/ou estado).

Para avançar na disputa, o vestibulando que almeja o campus de Pinheiros, na cidade de São Paulo, precisa ter acertado ao menos 81 das 90 questões da primeira fase. Isso equivale a 90% da prova aplicada no último dia 4 de dezembro.

Não. Tanto na primeira quanto na segunda fase, a Fuvest não permite que os candidatos deixem o local com a prova.

Sim, você pode levar os remédios da chamada “farmacinha”, aqueles que procuramos na hora do sufoco para tratar de dores, febres, alergias, enjoos…

É permitido levar lápis, borracha e régua transparente. Relógio, aparelho celular, fones de ouvido e aparelhos eletrônicos, corretivo, canetas de cores diferentes, boné, chapéu ou óculos escuros são proibidos durante o exame.

"A Fuvest é difícil mesmo. Ela precisa ser difícil, porque o número de interessados é bastante grande. Se fazemos uma prova muito fácil, isso tem um impacto complicado, que é um número elevado de empates, o que deixa tudo ainda mais complexo", justifica Mônaco, da Fuvest.

Aos 16 anos, a estudante Isabella Gouveia Aguiar atingiu um feito sonhado por milhares de estudantes que fazem a Fuvest, vestibular que seleciona para a USP. Prestando a prova como treineira, no segundo ano do Ensino Médio, ela “gabaritou” a redação e alcançou todos os 50 pontos possíveis.

Primeira prova
A primeira parte consiste em 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é a Redação. A resposta de cada questão deve ser escrita no espaço específico. Esta prova vale 100 pontos no total.

Uma boa estratégia para mandar bem na redação da Fuvest é estudar a partir de redações dos anos anteriores. O GUIA DO ESTUDANTE compilou algumas que tiraram nota 50, que é a nota máxima.

6 dicas para a redação Fuvest

  1. Refaça as provas anteriores. ...
  2. Não fuja do tema proposto. ...
  3. Tenha uma boa argumentação. ...
  4. Construa um amplo repertório sociocultural. ...
  5. Conheça bem as regras gramaticais. ...
  6. Pratique com uma plataforma online.