Quantas horas devo dormir para o músculo crescer?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

O tempo ideal de repouso varia conforme cada organismo, porem alguns estudos já realizados, citam que o tempo ideal de repouso para que a hipertrofia aconteça é dormir cerca de sete horas consecutivas.

Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.

De acordo com ele, o crescimento dos músculos pode ser visto após 10 sessões de exercício, mas apenas depois de 18 delas é que poderá ser vista uma hipertrofia muscular significativa.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Quando as horas dormidas são poucas, o tecido muscular acaba não se recuperando da maneira adequada, prejudicando os ganhos que você treinou para alcançar no dia. Além disso, é ao dormir à noite que certos hormônios positivos para o treino são produzidos e liberados pelo nosso corpo com mais intensidade.

Com os exercícios, os músculos ficam lesionados e as proteínas neles presentes se degradam, o que traz um processo inflamatório. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas, aliada a uma alimentação para repô-las.

Músculos maiores conseguem resistir a maiores cargas e, por isso, a força é um excelente sinal de boa adaptação ao treino. Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Ajuda na recuperação muscular e no ganho de massa magra, Pode reduzir o risco de lesões; Pode ajudar a manter os reflexos mais apurados; Traz mais disposição na hora do treino, o que pode ajudar no desempenho.

É interessante consumir fontes de carboidratos como arroz, feijão e batata, além de verduras e proteínas (carnes, ovos, peixes). Se você treina à noite, antes do jantar O lanche da tarde, com pão ou tapioca, frutas e queijo branco, já serve como pré-treino.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Em média um ganho de 5 kg de massa muscular varia de 3 até 6 meses. Ao passo que algumas pessoas conseguem ganhar músculos rápido, outras tem grandes dificuldades, e chegam a ganhar no máximo 1 kg em 1 mês.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

O primeiro passo é optar entre noites de sono de 7 a 9 horas com horários para dormir e acordar que funcionem para a sua rotina. Se você estuda à noite, e chega em casa às 23h, é irreal querer acordar bem às 06h.

As diretrizes continuam as mesmas para os adultos entre 18 e 64 anos de idade, cuja a recomendação é de 7 a 9 horas de sono. Já acima dessa idade, a quantidade cai para 7 a 8 horas diárias.

Falta de sono, treino incorreto e alimentação desajustada são alguns dos fatores que impactam e atrapalham o ganho de massa muscular.

Para quem quer ganhar massa
A dica para quem ganhar massa é exercitar-se depois do jantar. Neste horário, a nossa força muscular aumenta ligeiramente, a coordenação é melhor e a quantidade de oxigênio fornecido aos músculos sobe.