Quantas horas demora para o álcool sair do corpo?

Perguntado por: ecosta8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Vamos fazer algumas simulações: Uma pessoa de 90Kg metaboliza 9g de álcool/hora. Uma lata de cerveja (330ml) fornece 16g de álcool, logo uma pessoa de 90Kg demora 1,6 horas (mais precisamente 1h e 36 min) para eliminar todo o álcool de uma latinha.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Trata-se do Myrkl, medicamento que promete acabar com a ressaca da bebedeira e garantir o vigor no dia seguinte. Segundo ofabricante, o remédio funciona por até 12 horas no organismo e decompõe o álcool no intestino antes de chegar ao fígado.

O motorista não pode beber nenhuma lata de cerveja com álcool se for dirigir. O CTB é claro e desde 2012 a tolerância é zero para consumo de qualquer quantidade e tipo de bebida alcoólica por parte do condutor de veículo automotor.

A lei estabeleceu tolerância de 0,06% de álcool no sangue. Uma concentração superior rendia uma infração gravíssima com multa multiplicada por cinco, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo.

0,05 mg

O texto publicado no "Diário Oficial da União" estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar para 0,05 mg.

Só uma latinha
A Lei Seca estipula que não há qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja.

De acordo com o instituto, após aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), o etilômetro deve receber um selo. Somente com esse selo numerado o bafômetro pode ser colocado à venda e, depois de começar a ser usado, tem de passar por verificação periódica a cada 12 meses.

Concluem os pesquisadores que a abstinência de álcool no curto prazo (30 dias) em bebedores moderados melhora a resistência à insulina e os fatores de risco em indivíduos com doença hepática gordurosa alcoólica, sem terem efetuado mudanças no estilo de vida.

O Dr. Marcatto diz que o consumo de álcool provoca uma desidratação no corpo, fazendo com que os tecidos se dilatem e contraiam, segundo ele, "para facilitar a perfusão dos órgãos". "Então é muito comum a pessoa beber e depois ela ficar inchada".

Uma boa detox demora em média de 7 a 10 dias, assim o organismo consegue absorver todos esses nutrientes e recuperar seu funcionamento.

É rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que também pode ajudar a minimizar os sintomas da ressaca”, explica a nutricionista Izaskun.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas.