Quantas horas de treino para hipertrofia?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quantas horas de treino por dia para ganhar massa muscular? O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde estipula que, para manter-se saudável, um adulto deve praticar, por semana, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos. Mas são apenas parâmetros. A ideia é que as pessoas se movimentem mais no dia a dia.

Insônia, sistema hormonal desequilibrado, irritabilidade, redução da performance e pressão alterada são algumas das consequências do excesso de treinos. Overtraining é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar.

O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.

Um treino de musculação produtivo deve durar no máximo uma hora. Mais do que isso fará com que você perca o foco e treine de uma forma muito menos eficiente, além de fazer com que você reme contra os resultados.

Ou seja, se o seu objetivo é emagrecer, treinar três vezes ou mais na semana é muito eficiente. Se aliar o exercício à restrição calórica, irá gerar mais gasto calórico semanal, o que vai contribuir significativamente para a perda de peso.

Inclusive, um estudo do Department of Health Sciences da Lehman College, nos Estados Unidos, mostrou que, especialmente para quem quer ganhar massa muscular, é necessário treinar um grupo muscular ao menos duas vezes por semana para obter resultados. Menos que isso, o efeito não será duradouro no corpo.

Posso treinar mais de uma vez por dia? Não é recomendável que você treine mais de uma vez por dia os mesmos músculos, uma vez que o descanso é essencial para a recupeção e desenvolvimento muscular, mas você pode fazer atividades diferentes. Por exemplo, fez cardio pela manhã, opte pela musculação à noite.

Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.

Segundo os especialistas, o ideal é que a pessoa se exercite pelo menos 20 a 30 minutos, três vezes por semana. Estudos indicam que o exercício de quatro ou cinco vezes por semana é ainda melhor. Mas, se você está apenas começando, inicie com um programa de 20 minutos e vá aumentando, conforme o seu desenvolvimento.

O estudo indica que, realizar 5 séries por semana, pode ser o bastante para ter ganhos ótimos de força e tamanho muscular em homens TREINADOS (não foram vovozinhas sedentárias) durante um programa de treinamento resistido de 24 semanas.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Comer de três em três horas não ajuda a emagrecer e também não é imprescindível para a hipertrofia, é apenas uma estratégia que, dependendo da pessoa, pode ser válida para comer menos nas 24 horas ou fracionar a quantidade de proteína – discorre Barroso.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Segundo o personal trainer Mike Boyle, um dos maiores especialistas em treinamento de força do mundo, fazer musculação duas vezes na semana já é o suficiente. “Treinos longos ou muito frequentes podem fazer mais mal do que bem para o ganho de massa magra”, afirmou Boyle em recente entrevista ao site Insider.

Veja abaixo os melhores exercícios para emagrecer e perder medidas abdominais rápido:

  • Caminhada,
  • Corrida,
  • Dança,
  • Natação,
  • Pular corda,
  • Subir e descer escadas,
  • E ciclismo ou bike indoor.

Treinar musculação todos os dias é errado? O ideal é fazer exercícios diferentes todos os dias, que estimulem as partes do corpo de formas diferentes: seja no tipo de exercício, na intensidade, na duração ou nos tempos de intervalo. Uma rotina de atividade física faz muito bem e deve ser feita diariamente.