Quantas horas de sono para descansar o cérebro precisa?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os adultos precisam dormir pelo menos sete horas por noite, enquanto as crianças em idade escolar precisam de 9 a 12 horas e os adolescentes de 8 a 10 horas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Considerando fatores genéticos e cognitivos, estrutura cerebral e saúde mental, os cientistas identificaram que 7 horas seria a duração do sono ideal.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Entre 10 e 12 horas: produtividade total
Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar. Aproveite para fazer o que há de mais importante para seu trabalho do dia.

Então, para que horas devemos marcar os despertadores? O cérebro cumpre dois processos corporais durante o sono: um deles alerta, o outro insiste no sono. Isto depende de duas hormonas: a melatonina (do sono) e a orexina (a que desperta). Aos 20 anos, a orexina não se sobrepõe à melatonina até meados de manhã.

6 dicas para acalmar a mente e ter um sono profundo

  1. Tenha uma rotina de sono.
  2. Tome um banho quente e relaxante.
  3. Respire profundamente.
  4. Medite antes de dormir.
  5. Anote as tarefas do dia seguinte.
  6. Escreva as preocupações.

Nikola Tesla
Nikola Tesla foi criador de diversos inventos da engenharia mecânica e elétrica e também apresentava costumes estranhos para dormir. Ele preferia ter apenas duas horas de sono por dia.

Aqui estão as três principais maneiras de treinar seu cérebro para adormecer.

  1. Seja disciplinado com horários. A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo para regular quando você fica com sono e quando acorda. ...
  2. Não deite na cama sem sono. ...
  3. Mude sua atitude em relação ao sono.

Você pode estar conseguindo dormir rápido até por cansaço físico, mas acordar várias vezes durante a noite pode significar níveis elevados de estresse ou que o sono não está tão tranquilo quanto deveria, ou seja, sua mente continua funcionando.

Desenvolva uma rotina
Ou você pode tentar respiração profunda, ioga, meditação ou alongamentos leves, para ensinar seu cérebro a desacelerar. E cumpra essa meta. Vá para a cama e levante-se no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana ou nos dias de folga, aconselha o CDC. O corpo gosta de rotina.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

E para isso não existe uma resposta concreta ou um consenso médico. A quantidade de horas ideais de sono varia entre sete e nove horas para um adulto saudável, mas mais do que o tempo, a qualidade também deve ser levada em conta.

Estudo dos EUA com quase 2 mil participantes concluiu que apenas uma noite sem descanso adequado já é o suficiente para prejudicar o nosso bem-estar físico e mental. Dormir por pelo menos seis horas todas as noites é o que especialistas recomendam para que adultos mantenham uma boa saúde.

Durante a noite, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho. Isso acontece para permitir que substâncias nocivas acumuladas durante o dia possam ser eliminadas. Uma delas é a beta-amilóide, que também é conhecida como “proteína do Alzheimer”.

Se você oferecer estresse e muitos estímulos para o cérebro, ele fica mais acelerado e perde a capacidade de separar o joio do trigo (memórias relevantes e memórias não relevantes). A concentração e a atenção têm limite. Não há como se concentrar em várias coisas de uma vez.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a turbinar o desempenho cerebral.

  1. Associar a uma imagem.
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
  3. Escolha bem o que você come.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Tenha um sono de qualidade.
  6. Descanse bem.
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.
  8. Faça mapas mentais.

10h. A serotonina (hormônio do prazer/ neurotransmissor) é produzida por volta das 10 horas. Ela é chamada de hormônio do prazer porque aumenta a libido e a disposição física e mental. A serotonina atua em conjunto com a endorfina, ainda dentro do horário desta, potencializando-a.

Pratique exercícios físicos
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.