Quantas horas de jejum para fazer urocultura?

Perguntado por: ypereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Não é necessário estar em jejum para realizar o exame. O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis. Por se tratar de um exame que demanda maior prazo de liberação, durante seu procedimento, o médico pode obter o resultado parcial através do contato com o Lustosa para direcionar o tratamento.

A urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar, isso dará o volume ideal para uma boa coleta.

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto a urocultura é capaz apenas de identificar o germe que está causando a infecção.

Alterações na urina: o que pode ser?

  • Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. ...
  • Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.
  • Já a presença de bactérias costuma ser um sinal muito comum de infecção.

1) Colher a primeira urina da manhã (a partir das 6 horas). Se o paciente urinar de madrugada, aguardar um intervalo de no mínimo 2 horas para colher uma nova amostra. Havendo suspeita clínica de infecção urinaria aguda, a urina pode ser colhida e processada em qualquer horário.

Como preparo para o exame de urina, não é necessário fazer jejum. Mas, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes e antibióticos para evitar alterações nos resultados.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

Posso conservar amostra de fezes ou urina na geladeira, por quanto tempo? Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.

Beber água interfere no jejum? Não, pois a água não contém substâncias que interferem nos processos metabólicos. Mas, se for fazer exame de urina, é importante beber água com moderação para evitar a diluição da urina.

Alguns dos exames mais buscados são: EAS (urina tipo 1) e urocultura. Este tipo de exame costuma ser solicitado pelo médico como exame de rotina, para avaliar a saúde do paciente, investigar determinados sintomas e como acompanhamento de doenças e infecções.

Citologia urinária
Baseia-se na análise da urina com o objetivo de procurar células tumorais que se destacaram do tumor e se encontram em suspensão na urina. Esse exame, no entanto, só consegue detectar cerca de 20% a 30 % dos tumores de bexiga.

O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis. Por se tratar de um exame que demanda maior prazo de liberação, durante seu procedimento, o médico pode obter o resultado parcial através do contato com o Lustosa para direcionar o tratamento.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Cultura de Urina + Antibiograma - R$36,00 - Labi Exames.

Por exemplo: um dos rins pode estar com infecção e por estar obstruído, tal infecção pode não aparecer nas amostras de urina.