Quantas horas a fórmula sustenta o bebê?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Considerando que o bebê se alimente exclusivamente do leite artificial na primeira semana de vida, um bebê recém-nascido mama, em média, 30 a 60 ml de leite a cada mamada, com um intervalo de três a quatro horas entre as mamadas.

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebê. Ele tem os nutrientes em quantidade e qualidade ideais, além de ser gratuito, na temperatura certa e de fácil digestão, sendo o único que possui anticorpos e células de defesa que protegem o bebê.

Quando a formula infantil é receitada para resolver problemas de sono, pode dar a impressão de funcionar no inicio já que o bebê, após mamar, fica “estufado” e acaba dormindo, já que toda sua energia é dirigida à digestão do leite artificia em seu organismo ainda em desenvolvimento.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

No entanto, recomenda-se que as fórmulas não sejam mantidas em temperatura ambiente por mais de duas horas, mesmo quando a diluição ocorre em temperatura não inferior a 70ºC, tendo em vista a possibilidade de contaminação tanto no preparo quanto durante a alimentação.

Assim, por mais que a mamadeira pareça morna ou fria por fora após sair do micro-ondas, por dentro, o leite pode estar em uma temperatura muito alta e, portanto, prejudicial ao bebê. Assim, a dica é sempre testar a temperatura antes de oferecer o leite para o bebê.

Após o primeiro mês de vida, em média, seu bebê começará a beber cerca de 120 ml a cada 4 horas. Esta quantidade aumentará constantemente. Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia.

A fórmula que mais se aproxima do leite materno é à base de leite de vaca, que são super comuns. Mas é preciso saber se esses bebês são livres de alergia à proteína do leite da vaca. Por ser de origem animal, esse é o tipo de fórmula que costuma ser melhor absorvida e processada pelo organismo dos bebês.

Você provavelmente já foi informado de que, se estiver usando água da torneira para preparar a fórmula para um bebê com menos de 6 meses, é necessário ferver a água. A ebulição mata potenciais patógenos na água.

Bebês que mamam no peito ou tomam fórmula de leite não precisam beber água até os 6 meses de idade. Isso porque, até esta fase de vida, o leite (materno ou fórmula) contém todos os nutrientes e hidratação necessários para o desenvolvimento saudável da criança.

Crianças pequenas que tomam mamadeira deitadas correm maior risco de ter infecção no ouvido. O E+ falou com um especialista para entender porque uma atividade tão corriqueira como dar a mamadeira para um filho pode aumentar a incidência das otites - e porque mamar no peito não apresenta o mesmo risco.

A maneira de o fazer é a seguinte: em primeiro lugar, dá-se o peito ao bebé durante uns 15 minutos aproximadamente por cada peito, e, quando tiver terminado, oferece-se o biberão ao bebé para que termine de se alimentar se ainda tiver fome (sobretudo durante a noite, quando o leite materno já é mais reduzido).

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Bebês com fórmula também mamam em livre demanda? Não. A livre demanda restringe-se a bebês que estão em aleitamento materno, porque, como expliquei, há uma regulação da produção da mãe de acordo com a necessidade do filho, e também há a diferença na composição do leite materno ao longo da mamada.

O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.

Amamentar 24 horas por dia é normal e ajuda a desenvolver a sua produção de leite, mas pode ser muito cansativo. Por isso, tenha paciência, cuide de si e fique descansada que vai ficar muito mais fácil depois deste primeiro mês, à medida que a sua produção de leite fica estabelecida.

O estômago do bebê ao nascer é bem pequeno, com capacidade máxima de 7mL em média, por conta disso, o esvaziamento gástrico acontece com maior frequência e a necessidade de se alimentar novamente também.

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.