Quantas gramas Um bariátrico pode comer por dia?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Uma pessoa não operada ingere entre 300 g e 500 g por refeição. Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro. A taxa de mortalidade fica entre 0,1% e 1%, de acordo com o tipo da cirurgia.

Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

De uma a três semanas: dieta leve pastosa, ou seja, alimentos com uma leve consistência, como sopas liquidificadas ou amassadas, água, frutas assadas, cozidas ou amassadas. De uma a quatro semanas: dieta branda, com alimentos sólidos e bem cozidos, carne moída ou desfiada e frutas.

Evite arroz, pão, vegetais crus e frutas frescas, bem como carnes que não são facilmente mastigadas, como carne de porco e bife. As carnes moídas são geralmente mais bem toleradas. Não use canudos, não beba bebidas gaseificadas ou mastigue gelo. Eles podem introduzir ar em sua bolsa e causar desconforto.

Prática clínica. Baseado nas evidências científicas mais recentes e na revisão em questão, conclui-se que, para maximizar o anabolismo e a síntese proteica muscular, o consumo de proteína deve ter um alvo mínimo de 0,4 g de proteína por quilo de peso por refeição, em um mínimo de 4 refeições por dia.

A maioria dos pacientes após a cirurgia bariátrica costuma perder cerca de 17% do excesso de peso durante o primeiro mês após a cirurgia. Dessa forma, por exemplo, se o seu excesso de peso for de 46 kg, você pode esperar perder 7 ou 8 kg, no primeiro mês após a cirurgia.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Vazio, possui um volume de aproximadamente 50 mL, mas pode expandir sua capacidade para até 4L.

Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia. É uma resposta natural do organismo à rápida perda de peso e à ingestão reduzida de calorias.

Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.

Alimentos para ser evitados após a Cirurgia Bariátrica

  • 1) Condimentos químicos e pimentas. Os diferentes tipos de temperos prontos disponíveis nas prateleiras dos supermercados trazem agilidade no preparo das refeições. ...
  • 2) Bebidas industrializadas. ...
  • 3) Bebidas alcoólicas. ...
  • 4) Açúcar e carboidratos. ...
  • 5) Café ...
  • 6) Frituras.

Nas primeiras 24 horas e nos primeiros 7 dias após o procedimento, só é permitido o consumo de dieta líquida, ou seja, água, leite sem gordura, caldos leves e gelatinas sem açúcar. A partir do oitavo dia, a cada semana ou quinzena, novos hábitos e alimentos vão sendo incorporados na rotina alimentar.

São permitidos chás, em geral, café fraco, leite desnatado, de aveia, de arroz, de soja e de quinoa, suco de soja, suco de frutas coados ou da popa exceto as frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. Suco de melancia e os que são em pó ainda não são permitidos.

Mas e após a cirurgia bariátrica? Existe alguma recomendação diferenciada? A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino.

Legumes e saladas cruas: Após 3 meses da cirurgia, conforme orientação nutricional, iniciar com saladas cruas. Carboidratos: Arroz, batata, macarrão. 1 torrada ou 1 bolacha de água e sal ou 1colher de sopa de purê de batata ou 1 colher de polenta ou 1 colher de sopa de arroz.

A primeira fase da dieta é puramente líquida. Nesse momento, o paciente não pode consumir nada que seja mastigável, uma vez que é um estágio de adaptação e que geralmente dura entre 15 a 20 dias, onde as refeições se dividem em pequenas frações de 50ml a cada 30 min.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.