Quantas gramas Um bariátrico deve comer?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Uma pessoa não operada ingere entre 300 g e 500 g por refeição. Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro.

Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

A média de ingestão alimentar dos pacientes operados é em torno de 4-6 colheres de sopa de alimentos por refeição. Portanto, seriam 2-3 colheres de sopa de alimentos, advindos das proteínas.

Após a cirurgia bariátrica, o consumo de proteínas se torna essencial para preservar a massa muscular e a imunidade, bem como prevenir a fadiga, a queda excessiva de cabelo e o enfraquecimento de unhas. Por isso, a ingestão de whey protein pós bariátrica é tão importante.

Os alimentos permitidos na dieta pastosa incluem cremes, purês de frutas, sopa de legumes e cereais com carne, peixe bem cozido e desfiado, ovo pochê, feijão liquidificado ou caldo de feijão, mingau, leite, café, arroz bem cozido, macarrão, carnes moídas ou desfiadas, iogurte, entre outros.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Composta por dieta contendo alimentos bem cozidos em pedaços pequenos. Exemplos: Feijão batido, Arroz papa, Carnes desfiadas, Legumes cozidos e picados. A ingestão adequada de proteínas após a cirurgia, deve ser no mínimo entre 60g a 80 g/dia podendo chegar entre 1,0 e 1,5 g/kg de peso ideal/dia.

No total o paciente pode perder 20% do seu peso inicial. Quanto aos demais 20%, eles serão eliminados nos meses seguintes até completar o período de 12 e 14 meses. No caso da gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia, o paciente pode eliminar de 50% a 70% do excesso de peso.

Um novo estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) identificou que aproximadamente 92% dos pacientes bariátricos começam a reganhar peso, ou seja, readquirem pelo menos 20% do peso perdido com o procedimento, após dois anos da cirurgia.

– Com a técnica cirúrgica By-pass – o estômago ficará com cerca de 25ml. – Com a técnica cirúrgica Sleeve – o estômago ficará com 100ml ou menos.

Alimentos para ser evitados após a Cirurgia Bariátrica

  • 1) Condimentos químicos e pimentas. Os diferentes tipos de temperos prontos disponíveis nas prateleiras dos supermercados trazem agilidade no preparo das refeições. ...
  • 2) Bebidas industrializadas. ...
  • 3) Bebidas alcoólicas. ...
  • 4) Açúcar e carboidratos. ...
  • 5) Café ...
  • 6) Frituras.

São permitidos chás, em geral, café fraco, leite desnatado, de aveia, de arroz, de soja e de quinoa, suco de soja, suco de frutas coados ou da popa exceto as frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi.

Na cirurgia bariátrica bypass gástrico em Y de Roux a pessoa perde em torno de 10% do seu peso no primeiro mês, já no segundo mês a perda média é de 6% do peso inicial. No terceiro mês a perda é de aproximadamente 4%, totalizando 20% do objetivo do tratamento.

Ácido fólico
Essa é mais conhecida para as mulheres em período de gestão, mas as pessoas que realizaram cirurgia bariátrica também devem repor essa vitamina. Diferente de algumas vitaminas, essa suplementação ocorre devido à diminuição da ingestão, e não em decorrência de sua má absorção.

Desde 2009, a Alta Autoridade de Saúde recomenda, após a cirurgia bariátrica, a suplementação sistemática em micronutrientes: cálcio, vitamina D, ferro e vitamina B12.

A nutricionista Carina Blume explica porque os pacientes devem evitar o consumo de doces após a cirurgia bariátrica. Ela também dá alternativas mais saudáveis para quem sente a necessidade de ingerir alimentos com açúcar.

Alimentos que devem ser evitados
São eles: Alimentos ricos em açúcar, como doces, achocolatados, bolachas, bolos e sorvete.

Sucos de frutas coados natural ou popa (laranja lima, melão, maçã, pera, manga, uva, etc.) – exceto frutas ácidas (laranja, limão, abacaxi, maracujá); não é permitida a utilização de sucos em pó e melancia. Gelatina dietética (ou light), de qualquer sabor em consistência semilíquida.

Em geral, é esperado que o paciente perca de 0,5 a 1 kg por semana. No entanto, isso pode ser aumentado ou diminuído com a mudança de hábitos alimentares e de exercícios físicos.

Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia.

Após a cirurgia, ocorre rápida e progressiva perda de peso. E se o paciente mantiver o acompanhamento pós-operatório corretamente, alterar os hábitos de vida com alimentação equilibrada e atividade física, após 2 anos de cirurgia, aproximadamente, ocorre a estabilização do peso corporal.