Quantas gramas de ureia um boi pode comer por dia?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O consumo não deve ultrapassar 49 g/100 kg de peso do animal/dia, mesmo após o período de adaptação.

A quantidade da ureia na ração não pode ser superior a 1% da matéria seca da dieta. Quando os animais são alimentados com concentrados, a ureia não pode ultrapassar 3% da mistura.

Não se recomenda a inclusão de ureia durante a ensilagem, pois ela retarda o rebaixamento do pH, que deve ser tão rápido quanto possível para melhor conservação da qualidade do material ensilado.

Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utilza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280 ex.: o rotulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em NNP é de 20%, então percentual de uréia na mistura é de 7,0% (20/280*100).

O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.

O uso da ureia deve ter muitos cuidados quando é oferecida aos bovinos, não importa a idade. Mas para bezerros, a atenção precisa ser especial. E se você também tem essa dúvida, a resposta da pergunta acima é SIM. Você pode, amigo produtor, servir ureia para seus bezerros.

Segundo ele, a ureia pecuária é mais recomendável do que a ureia agrícola. A ureia pecuária é a utilizada na formulação de muitos suplementos minerais proteinados.

Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas, porém, é importante lembrar que nesse caso a quantidade é pequena, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.

Outros sinais são observados como desconforto, apatia, tremores musculares, salivação excessiva, dejeções (fezes e urina) frequentes, respiração rápida e difícil, incoordenação, vocalização, enrijecimento dos membros, prostração, decúbito, tetania, meteorismo gasoso, midríase, nistagmo e convulsão.

Também, porque a mistura molhada torna-se endurecida com o passar do tempo, provocando redução de seu consumo pelos animais. Além disso, o acúmulo de água no cocho aumenta o risco de intoxicação pela ureia.

2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

A principal função da ureia na alimentação do gado é melhorar o aproveitamento das forragens de baixa qualidade, aumentando sua digestibilidade.

Posso usar ureia agrícola para o gado? Não, amigo produtor! Apenas utilize a ureia pecuária na alimentação dos bovinos. Pois, a ureia agrícola é proibida para fins de alimentação animal.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado — após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nessas condições faz com que grande parte do fertilizante seja perdido. Ao aplicá-la em solo molhado, a ureia acaba evaporando, já que ela reage com a água presente no solo ou no substrato.

Visando diminuir as perdas e um melhor aproveitamento do fertilizante, é recomendado tomar algumas medidas na aplicação, como estar atento às condições climáticas, principalmente preconizar a aplicação em solo úmido e no final da tarde, pois a volatilização da amônia (NH3) tem seu pico 6 horas após a aplicação da ureia ...

8 – Fornecer a ureia em cochos cobertos, para evitar o acúmulo de água das chuvas, inclinados e com furos na parte inferior para evitar a formação de “sopões” no fundo dos cochos, que favorecem a intoxicação. 9 – Ter uma fonte de água, com quantidade e qualidade adequada para os animais, próximo do cocho.

A proporção recomendada é 29% de xerém, 17% de farelo de arroz, 11% de ureia, 29% de sal e 14% de micronutrientes e fósforo.

Esta ração baseada em 80% de volumoso (silagem de milho) apresenta um excesso de proteína bruta e NDT, o que justifica novo cálculo no sentido de reduzir a proporção de concentrado (grão de milho e uréia).
...

Peso (kg)ganho diário (kg)NDT (Kg)
2500,94,5
3000,95,4

Dicas para usar a ureia
Nunca aplique a ureia com o solo já molhado, como depois de uma chuva, por exemplo. Pois aplicando com o solo já muito úmido, você pode perder uma parte desta sua ureia. Ela irá evaporar através de uma reação com a água que já estava no solo ou substrato.

A fórmula química é a mesma da ureia pecuária, porém, são inseridos aditivos na ureia fertilizante para aumentar o grau de dureza dos grãos, sendo que a questão da pureza não é levada em consideração – principalmente quando se trata de ureias importadas –, devido a contaminação com outros produtos nos galpões dos ...