Quantas gramas de proteína tem a carne moída?

Perguntado por: ocoutinho5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Tabela nutricional

QUANTIDADE POR PORÇÃO 100gQtd.%vd(*)
Carboidratos5g2%
Proteínas29g38%
Gorduras Totais7g13%
Gorduras Saturadas3g12%

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Veja abaixo o percentual proteico e de gordura de cada uma delas: Carne bovina tem uma média – 24,22% de proteína e 15,42% de gordura; Carne suína tem em média – 25,34% de proteína e 20,06% de gordura; Carne de frango tem em média – 28,5% de proteína e 10,4% de gordura.

Carne de frango tem 27% de proteínas
De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas. Estima-se que em 100 g de frango, por exemplo, encontram-se 27 g do nutriente.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  1. Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  2. Salmão. ...
  3. Ovos. ...
  4. Maminha grelhada.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá.

Espinafre

1º - Espinafre: O vegetal possui 49% de proteína em sua composição nutricional, liderando o ranking das principais fontes verdes da substância. Além disso, um dos componentes do grupo dos vegetais verdes escuros é fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B que agem em prol de um organismo saudável.

  • Frango. Com 23 g de proteína a cada 100 g, o frango é uma das melhores fontes de proteína magra de origem animal. ...
  • Salmão. Outra fonte importante de proteína magra de origem animal é o salmão. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Quinoa. ...
  • Ovos. ...
  • Feijão.

Treino adequado
Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

Já para os atletas que desejam ganhar massa muscular, o aconselhável é consumir uma quantidade maior de proteína, podendo variar de acordo com a frequência de exercícios realizados, chegando a aproximadamente 2 g para cada quilo de peso por dia.

Um dos resultados apontados neste estudo indica que o frango e seus derivados são as fontes mais baratas de proteína no Brasil.

“O primeiro passo para comer mais proteína é apostar em uma alimentação com mais grãos, vegetais, laticínios, carnes magras e suplementos de proteína, como o whey protein e as proteínas vegetais (arroz, ervilha, girassol, soja etc)”, orienta a nutricionista Liliane Parisi.

Conforme mencionado, a fonte de proteína tem uma grande influência na sua absorção pelo organismo; o corpo absorve cerca de 10gr de proteína proveniente de whey protein por hora. Por outro lado, no caso de ovos mexidos, o corpo absorve apenas 3gr por hora.

Para atingir um patamar de 140g de proteínas diárias, a nutricionista sugere uma opção de cardápio e explica que a ingestão do nutriente pode ser espaçada em três ou quatro refeições durante o dia.

Quinoa

Quinoa: O cereal rico em proteínas.