Quantas gotas de óleo essencial no shampoo?

Perguntado por: lmartins8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Você pode acrescentar algumas gotas do seu óleo essencial preferido no seu shampoo, condicionador ou máscara de hidratação – o ideal é colocar entre 2 e 5 gotas no seu produto.

Para usar o alecrim no shampoo, basta adicionar uma colher de sopa de óleo essencial de alecrim para um frasco de xampu vazio. Enxágue bem e aproveite os benefícios do óleo!

Caspa, queda de cabelo e seborreia: Adicionar 2 gotas de óleo de melaleuca no shampoo de uso diário, ou misturar 4 gotas do óleo em 200 ml de shampoo base neutra, preferencialmente.

Óleo de hortelã-pimenta

Óleo de hortelã-pimenta
É um óleo essencial para queda capilar, pois promove o desenvolvimento do cabelo, principalmente durante o período anágeno (crescimento). Este óleo essencial melhora a força de seus folículos, aumentando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.

Os óleos essenciais nunca devem ser aplicados diretamente nos fios ou couro cabeludo. “É necessário o uso de um óleo vegetal carreador sempre”, ensina Viviane.

Como já falamos anteriormente, existem diversos produtos que já utilizam o óleo vegetal em suas fórmulas, mas a boa notícia é que o óleo de rícino também pode ser misturado com o shampoo para dar um boom a mais no crescimento dos seus fios.

Os cabelos danificados e ressecados ficam ásperos e embaraçam com mais facilidade. Por isso, usar o óleo de rícino junto com o shampoo também pode ajudar a pentear os fios mais facilmente.

Os seus cabelos vão ficar mais hidratados se você colocar óleo de rícino no shampoo. Essa é uma técnica fácil e muito prática de incluir na rotina. O óleo é extraído das sementes da planta medicinal conhecida como mamona. Seu custo é relativamente barato e ele vai deixar os seus fios mais saudáveis e brilhosos.

Modo de fazer: Em 100ml de shampoo, adicione 1 colher de sopa de alecrim e as 3 colheres de sopa de canela em pó. Misture bem e use esse shampoo alternado com o que você usa normalmente no dia a dia.

Óleo de alecrim faz o cabelo crescer? Com sua ação vasodilatadora, estimulante e adstringente, o óleo de alecrim pode ajudar na limpeza do couro cabeludo e desobstrução dos folículos capilares, além de melhorar a circulação do sangue local – o que contribuiria para estimular o crescimento saudável dos fios.

Umectação. Aqui o óleo essencial de alecrim remove a oleosidade sem causar o ressecamento do couro cabeludo e ainda trata o bulbo capilar, estimulando o crescimento de fios saudáveis e até mesmo o tratamento contra a caspa persistente.

Veja algumas indicações de uso do óleo de melaleuca
No cabelo: equilibra a oleosidade, ajuda a tratar caspa, seborreia e psoríase.

A melaleuca auxilia na limpeza do couro cabeludo e ainda ajuda a desobstruir os folículos capilares. Isso faz com que os cabelos cresçam mais saudáveis e fortes.

O Óleo de Melaleuca quando usado no tratamento dos cabelos é indicado para seborreia, caspa, além de dar brilho para cabelos secos e danificados. O Shampoo Anticaspa de Melaleuca auxilia no combate da caspa e coceira no couro cabeludo.

Alguns óleos vegetais podem hidratar e fortalecer os fios, como o óleo de argan, óleo de coco, óleo de macadâmia e óleo de rícino. Além de dar brilho, os nutrientes desses ingredientes naturais são capazes de encorpar as fibras capilares e deixar o cabelo mais cheio.

Verdade: Dormir com óleo no cabelo pode ser benéfico para o couro cabeludo, principalmente se você estiver usando óleos naturais com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e nutritivas, como o óleo de coco, jojoba e rícino.

Como engrossar o cabelo e dar volume ao fio?

  • 1 – Invista em uma reconstrução capilar. ...
  • 2 – Não esqueça das rotinas de hidratação. ...
  • 3 – Como engrossar o cabelo com umectação. ...
  • 4 – Os suplementos vitamínicos também podem ajudar. ...
  • 5 – Experimente receitas caseiras para engrossar o cabelo.

Se a intenção for apenas finalizar ou reparar o ressecamento e as pontas no dia a dia, o ideal é aplicar de pouco em pouco: coloque duas gotinhas do óleo na mão, espalhe e aplique nas diferentes seções do cabelo. Para os tratamentos, o ideal é aplicar uma quantidade que deixe os fios enluvados: nem muito, nem pouco.

óleo de jojoba

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.

Os 8 melhores óleos vegetais para cabelo

  • Óleo de rosa mosqueta.
  • Óleo de abacate.
  • Óleo de rícino (mamona)
  • Óleo de ojon.
  • Óleo de macaúba.
  • Óleo de amêndoas doces.
  • Óleo de copaíba.
  • Óleo de café verde.