Quantas gotas de dipirona posso dar para o meu cachorro?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Indicações de uso da dipirona em cães
É possível escolher entre a dipirona em gotas e a sua versão em comprimidos de 500 mg.

Geralmente, os analgésicos são os medicamentos indicados para dor canina.
...
No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Foi considerada como dose correta de dipirona 10 a 20 mg/kg/dose (0,4 a 0,8 gotas/kg/dose).

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia. Por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral. Siga corretamente o modo de usar.

Depende da apresentação do medicamento. Se for 500mg/ml, 40 gotas corresponde a 1g. Equivalência a 2 comprimidos de 500mg ou 1 comprimido de 1g.

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

  1. Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? ...
  2. Falta de apetite. ...
  3. Vocalização. ...
  4. Dorso encolhido. ...
  5. Claudicação. ...
  6. Resistência para caminhar.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Modo de Usar. Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Você pode administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluir o remédio em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso do seu animal, até o máximo de 35 gotas. Se o seu cachorro tem mais de 40 quilos você deve dar no máximo 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas.

O tramadol é uma boa escolha para o tratamento da dor leve a moderada em cães e gatos, aguda e crônica, tendo sido empregado para diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, isoladamente ou associado a AINEs e dipirona quando necessita-se incremento da analgesia.

Valeriana: a valeriana para cães é um remédio excepcional e podemos utilizá-la como anti-inflamatório quando a inflamação se deve a um transtorno muscular, uma vez que a planta é útil para diminuir as contraturas musculares assim como a tensão acumulada no músculo.

1 ml é equivalente a 30 gotas.

Cada mL* da solução gotas contém:
Cada gota equivale a 25mg de dipirona monoidratada.

Pode demorar de 30 a 60 minutos para que a dipirona comece a surtir efeito, e sua ação tem posologia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo nosso organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.