Quantas gotas de dipirona equivale a um comprimido de 500 mg?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Cada mL contém 500 mg de dipirona monoidratada. Excipientes: fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, sacarina sódica e água purificada. Cada 1 mL deste medicamento equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.

Em paralelo, a dipirona 500 mg pode ser tomada até 4 vezes ao dia (6/6 horas) de 1 a 2 comprimidos. A dipirona de 1 grama também deve ser tomada até 4 vezes por dia e de meio a 1 comprimido.

Para adultos e adolescentes acima de 15 anos, a dose recomendada é de meio a 1 comprimido, administrado até 4 vezes por dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Cada 1 mL = 40 gotas.

Cada 1 mL de dipirona monoidratada solução oral equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.

DIPIRONA SÓDICA (GOTAS 500 MG/ML) | BulasMed. Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico . ATENÇÃO: Este texto pode ser utilizado apenas como uma referência secundária.

Com base nessa informação, podemos calcular quantas gotas de dipirona tomar, multiplicando o peso do paciente (em kg) pela dose recomendada (15mg/kg/dose). Em seguida, dividimos o resultado por 25mg (a quantidade de dipirona em cada gota) para obter o número aproximado de gotas.

A ingestão de 2 a 3 gramas dessa substância pode levar à morte. Os efeitos colaterais vão de boca seca e alterações nos batimentos do coração até alucinações, tremor, agitação e, em doses altas, delírio e coma.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

O que acontece se ocorre uma superdosagem? Se alguém ingerir uma quantidade elevada, podem surgir náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento da função renal, vertigem, sonolência, queda brusca da pressão arterial e arritmia cardíaca. “Mas isso só acontece em doses muito altas”, tranquiliza Pereira.

Nos pacientes mais sensíveis, o consumo de dipirona, a depender da dose ingerida, pode causar reações de hipersensibilidade, como alterações no sangue (agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia). Distúrbios renais também podem acontecer de forma bastante ocasional.

A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.

Crianças: 5 a 8 kg (3 a 11 meses): 2 a 5 gotas. - 9 a 15 kg (1 a 3 anos): 3 a 10 gotas. - 16 a 23 kg (4 a 6 anos): 5 a 15 gotas. - 24 a 30 kg (7 a 9 anos): 8 a 20 gotas.

É inegável a eficácia de paracetamol como analgésico e antitérmico. Considera-se um mito a idéia de que dipirona supere os efeitos de outros fármacos – ácido acetilsalicílico, paracetamol e ibuprofeno – nas mesmas indicações (ver Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados de número 9, em 2004).