Quantas gotas de adoçante o diabético pode usar?

Perguntado por: iibrahim9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ingestão diária máxima de 5,0 mg/Kg de peso corpóreo/dia. De forma prática, para uma pessoa de 70Kg atingir a dose máxima recomendada por dia, ela teria que ingerir 3 vidros e meio de adoçante por dia, o que equivaleria aproximadamente a 125 gotas por quilo de peso/dia.

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

são suficientes para um copo saudável de suco!

Adoçante natural
Não é indicado para pacientes com diabetes porque eleva os níveis de açúcar no sangue e ainda pode refletir em aumento de peso.

Açúcar e diabetes
Você pode optar por alguns tipos de adoçantes que acabam ajudando na substituição do açúcar. Os mais indicados são os artificiais, como os produtos à base de sacarina, aspartame e sucralose.

Assim, o paciente com diabetes consegue reduzir seu consumo de açúcar e manter uma alimentação saborosa. Adoçantes são seguros para quem tem diabetes? Sim.

A quantidade diária ideal é medida conforme o peso corporal. De acessulfame-K e sucralose, podemos ingerir 15 miligramas de cada por quilo. Se o uso é de aspartame, o recomendado é 40 miligramas; de ciclamato, 11; de estévia, 5,5; de sacarina, 5.

Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.

Café utilize adoçante preferencialmente de estévia ou sucralose. As frutas por conterem alto teor de frutose, açúcar natural das frutas, devem ser consumidas com moderação.

Os adoçantes à base de sacarina ou ciclamato, por exemplo, alteram bastante o sabor da bebida. Aqueles que são constituídos por aspartame, e principalmente por sucralose, são mais recomendados, porque seu gosto é mais apreciável e sua interferência no sabor do café é muito pequena.

Novo estudo mostra que o leite pode beneficiar quem tem diabetes e quem está fazendo dieta.

Cada 3 gotas equivalem ao poder adoçante de 1 colher (chá) de açúcar.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar. Um sachê de aspartame, sacarina, sucralose ou ciclamato (800 mg) tem 3 kcal, um de estévia tem 0,81 kcal e um de açúcar (6 g) tem 24 kcal.

Opção 1. A primeira alternativa para pessoas com diabetes é combinar 1 porção de fruta com 1 colher de sopa de farelo de aveia, mais 200 ml de iogurte. É importante, nesse caso, que tanto o iogurte quanto a fruta sejam consumidos em sua forma mais natural.

Quando usamos uma opção integral, a glicose acaba 'subindo' mais lentamente, sendo essa a melhor alternativa para o diabético".

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.