Quantas gerações têm o direito?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Através da teoria geracional de Vasak é possível, portanto, distribuir os direitos humanos em: primeira geração (liberdade), segunda geração (igualdade) e terceira geração (fraternidade).

Dimensões dos Direitos Fundamentais

  • DIREITOS DE PRIMEIRA DIMENSÃO: ...
  • DIREITOS DE SEGUNDA DIMENSÃO. ...
  • DIREITOS DE TERCEIRA DIMENSÃO. ...
  • DIREITOS DE QUARTA DIMENSÃO. ...
  • DIREITOS DE QUINTA DIMENSÃO. ...
  • DIREITOS DE SEXTA DIMENSÃO.

O conceito da terceira geração surgiu nos anos 60, com o foco voltado para a comunidade, ou seja, não é mais uma responsabilidade do Estado e sim dos representantes da sociedade civil, como as organizações não governamentais (ONG) e ações populares.

Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos) Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos) Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos) Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos)

Os direitos de primeira geração incluem, entre outras coisas, o direito à vida, igualdade perante a lei, liberdade de expressão, liberdade de religião, liberdade de circulação, direitos de propriedade, o direito a um julgamento justo e direito de voto.

No Brasil, a terceira geração de direitos configura-se pelo direito ambiental, direitos do consumidor, da criança, adolescente, idosos e portadores de deficiência, bem como a proteção dos bens que integram o patrimônio artístico, histórico, cultural, paisagístico, estético e turístico.

4ª Geração
O gênero dominou as redes sociais e trouxe assim um novo público, predominantemente jovem e engajado. Grupos como ITZY, ATEEZ, TXT e Stray Kids são destaque nessa nova fase.

São elas as dimensões Física, Emocional, Social, Intelectual, Ocupacional e Espiritual, que se interligam na nossa vida.

Segundo o brasileiro Paulo Bonavides, por exemplo, os direitos fundamentais de quarta geração seriam aqueles resultantes da globalização e são exemplos o direito à democracia (sobretudo direta), à informação, ao pluralismo e, para alguns (como Norberto Bobbio), a bioética.

Os direitos de quarta geração são representados pela democracia e a informação, enquanto que aqueles de quinta dimensão podem ser definidos como o direito a paz.

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

A quarta dimensão de direitos é composta pelos direitos à democracia, à informação e ao pluralismo, demonstrando uma institucionalização do "Estado Social"; e. A quinta dimensão de direitos carrega o direito à paz, visto que ele é o produto da consolidação do Estado Democrático de Direito.

Finalmente, veio a geração Z, integrada por pessoas nascidas entre 1997 e 2010 e que usam a internet desde muito jovens e, portanto, se sentem muito confortáveis com a tecnologia e o mundo digital. Mas nenhuma geração até agora se compara à geração alfa - formada pelos filhos dos millennials - neste aspecto.

Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu. Os Baby Boomers, por exemplo, são os nascidos entre 1945 e 1964.

6. Geração ALFA (ALPHA)

Considerando que a civilização humana existe há 200 mil anos, e o espaço de uma geração, em média, como 40 anos, pode-se concluir que já passaram por esse planetinha cerca de 5 mil gerações.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

Geração Z é o conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século XXI, imersas na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores.