Quantas gemas de ovo comer por dia?

Perguntado por: adorneles8 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Pode comer ovo com 2 gemas? O ovo de duas gemas pode ser consumido normalmente. Não existe nenhuma perda de qualidade ou risco para a saúde por conta da duplicação.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

Para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares, a ingestão diária de colesterol não deve exceder 200 mg. Fisiculturistas e atletas amadores costumam consumir mais do que 3 ovos por dia, visando o ganho de massa muscular.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

Os ovos são ricos em colina, nutriente que reduz os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa. O consumo regular e equilibrado de ovos cuida de nossa saúde cardíaca e nos protege da osteoporose e a diabetes tipo 2.

Ela também faz bem para a saúde. Benefícios - A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.

Vale destacar, no entanto, que essa bebida não deve ser consumida com muita frequência, pois é bastante calórica - o que pode ser prejudicial para quem precisa perder peso e pratica exercícios regularmente, por exemplo.

A gema em um ovo grande tem 55 calorias e 4,51 gramas de gordura. A gema de ovo é rica em colesterol, chegando a 210 miligramas, ou 70% do valor diário. O total de carboidratos é 0,6 gramas, enquanto o sódio é apenas 8 miligramas.

Pode ser consumido todo dia
O ovo pode ser consumido em todas as refeições principais. No entanto, a recomendação é comer de um a dois ovos diariamente. Evite consumir com outros alimentos ricos em colesterol, como carnes vermelhas e embutidos.

CAFÉ DA MANHÃ: 5 ALIMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

  • PATÊ DE FRANGO OU ATUM.
  • IOGURTE.
  • QUEIJO.
  • OVOS.
  • Tofu.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Por ser uma boa fonte de proteínas e vitaminas, como o cálcio, o ovo é reconhecidamente um aliado de quem deseja aumentar a massa muscular.

A gema do ovo é rica em colina, nutriente que pertence ao grupo das vitaminas do complexo B. A colina é necessária para a síntese de fosfolípides (componente de todas as membranas celulares) e utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia na memória e na concentração.

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

Ovo e leite
Embora a quantidade não seja alta, esses dois alimentos também são fontes naturais de creatina. Desse modo, o ovo possui 0,1 g/kg e em 1 litro de leite há apenas 0,1 g.