Quantas galáxias têm?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Os quatros tipos principais de galáxia no Universo – espirais, espirais barradas, elípticas e irregulares – não se distinguem apenas pela forma.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

A Via Láctea

A Via Láctea sobre uma árvore no Delta do Okavango, Botswana. A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

E embora pareça difícil observar uma galáxia devido aos fatos de que estes corpos estão muito distantes e também que o brilho proveniente de uma galáxia não é concentrado como o brilho visível de uma estrela, ainda sim é possível observar estas três galáxias: A galáxia de Andrômeda, A Grande Nuvem de Magalhães e a ...

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Aproximadamente um terço das galáxias do Universo tem formato elíptico, como Andrômeda.

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

a Via Láctea

A Terra está em uma delas, a Via Láctea, que tem bilhões de estrelas!

Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo). O nome galáxia vem do grego gala (leite) que foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de “Caminho do Leite”.

As galáxias são formadas por diversos elementos cósmicos, como gases, poeiras e estrelas. Elas formam grandes estruturas heterogêneas que apresentam processos dinâmicos. As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo. Galáxia é uma grande estrutura formada por vários corpos celestes.

Principais Elementos do Universo
Satélites naturais: corpos celestes que orbitam os planetas. Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.

A maioria das galáxias e estrelas está muito longe daqui e a intensidade da luz que chega é muito pequena. A intensidade da luz decai com o inverso do quadrado da distância entre a fonte e o receptor de luz.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.

Se quisermos ir para outra galáxia, a Andromeda é a nossa próxima parada. Ela é a galáxia mais próxima de nós. Ela está a 2 milhões de anos-luz de distância. Então, na velocidade da luz, demorariamos 2 milhões de anos para chegar lá.

100 000 anos-luz

A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão. Em nosso modelo escalonado, com o Sol de16. 51 centímetros de diâmetro, a Via Láctea teria 112 milhões de quilômetros de extensão ou cerca de 38% do tamanho da órbita da Terra ao redor do Sol.

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.