Quantas galáxias já foram descobertas?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

As maiores galáxias que existem são as elípticas gigantes, com diâmetros de milhões de anos-luz, massas de até 10 trilhões de massas solares; as menores galáxias que existem são as , são as elípticas anãs com poucos milhares de anos-luz em diâmetro. A galáxia elíptica gigante M87.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes. Com a melhoria dos telescópios passamos a ser capazes de ver cada vez mais galáxias.

Uma das principais hipóteses é a de que a Via Láctea nasceu logo após o Big Bang, a partir de uma nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, essa nuvem teria se dividido em várias outras nuvens, que se desenvolveram independentemente, dando origem às galáxias.

A Via Láctea é considerada uma galáxia de tamanho médio, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro e um halo (estrutura esférica que envolve o disco) ao seu redor que se estende por 800 mil anos-luz de distância.

A colisão teria ocorrido entre 8 e 10 bilhões de anos atrás. Andrômeda e a Via Láctea estão em rota de batida, e o “acidente” cósmico que fundirá as duas galáxias deve ocorrer daqui a 4 ou 5 bilhões de anos.

A lei de Hubble explica que a razão pela qual a maioria das galáxias estão se afastando umas das outras é porque todo o universo está se expandindo. Escolha duas galáxias aleatoriamente, e as chances são de que elas estejam se afastando uma da outra.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Se quisermos ir para outra galáxia, a Andromeda é a nossa próxima parada. Ela é a galáxia mais próxima de nós. Ela está a 2 milhões de anos-luz de distância. Então, na velocidade da luz, demorariamos 2 milhões de anos para chegar lá.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu na última semana a galáxia mais distante já registrada. A galáxia, que recebeu o nome de HD1, está a cerca de 13,5 bilhões de anos-luz de distância.

Na verdade, os quasares são os maiores emissores de energia do Universo. Um único quasar pode atingir luminosidades milhares de vezes maior que a de uma galáxia como a Via Láctea. Os primeiros quasares foram identificados na década de 1950 como fontes de ondas de rádio de origem desconhecida.

No centro de cada galáxia do Universo existe um buraco negro supermassivo. Cerca de um bilhão de anos após o big-bang, as primeiras estrelas nasceram e se aglutinaram, formando um corpo em rotação sobre si mesmo.

out. 2021), a possível descoberta de um planeta fora da Via Láctea. Segundo a agência especial norte-americana, o “candidato” a exoplaneta tem o tamanho aproximado de Saturno —9 vezes maior do que a Terra— e orbita um astro na galáxia M51 (Messier 51), a cerca de 28 milhões de anos-luz do nosso planeta.

Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro. A maioria dos astrônomos concorda que a maior coisa no universo é a teia cósmica. É um andaime sem fim de aglomerados de galáxias cercados por matéria escura e se assemelha a uma teia de ar tridimensional.

Aproximadamente um terço das galáxias do Universo tem formato elíptico, como Andrômeda.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Principais Elementos do Universo
Satélites naturais: corpos celestes que orbitam os planetas. Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.

4,543 × 10^9 anos