Quantas galáxias existem na Laniakea?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Laniakea contém cerca de 100 mil galáxias como a nossa — e 100 trilhões de estrelas.

500.000.000 anos-luz

Laniakea e a posição da via láctea no super-aglomerado. Um fascinante novo estudo, publicado na renomada Nature: The Laniakea supercluster of galaxies, revela a nossa galáxia situada no aglomerado de virgem. Este aglomerado é, por sua vez, parte de uma mega esrtrutura com incríveis cem mil galáxias.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados. Além das diferentes classificações e tamanhos, elas têm algo em comum: as galáxias não estão sozinhas em suas redondezas no universo.

Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia. O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

O telescópio espacial James Webb pode ter encontrado uma nova galáxia anã, mil vezes menos massiva do que a Via Láctea. Caso a descoberta seja confirmada, o sistema chamado de La Flaca poderá ser o menor de todos já conhecidos e o mais distante do Universo.

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.

O multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a ideia de que além do universo observável, outros universos também podem existir.

Entre as muitas estruturas astronômicas impressionantes que povoam o cosmos, a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis se destaca como uma das mais imponentes e enigmáticas e como a maior coisa que existe no universo.

Sendo a velocidade dela na dobra espacial de mil vezes a velocidade da luz e que a Andrômeda, a galáxia mais próxima, esteja a 2.57 milhões de anos luz de nós, temos uma conta bem simples. Basta dividir 2.570.000 anos por 1000, ou seja, você vai levar.

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

A galáxia mais distante localizada pelo JWST, batizada de JADES-GS-z13-0, se formou "320 milhões de anos após o Big Bang" e sua luz é a mais afastada já observada até hoje pelos astrônomos, explicou à AFP Stéphane Charlot, do Instituto de Astrofísica em Paris, um dos autores do estudo.

a Via Láctea

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas.

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

Sim. Mas você consegue ver a galáxia de Andrômeda, a mais próxima de nós, sem nenhum auxílio. Sim. A Via Láctea tem 105,7 mil anos-luz de diâmetro, e a galáxia espiral mais próxima de nós, Andrômeda, está a 2,54 milhões de anos-luz.

Como localizar Andrômeda no céu noturno
De acordo com a Nasa, ela poderá ser vista a olho nu mesmo em áreas com poluição luminosa moderada, devido à sua magnitude aparente de 3,1, que se refere ao equivalente ao seu brilho em relação à sua distância da Terra.

Galáxia de Andrômeda – Wikipédia, a enciclopédia livre.