Quantas fraldas descartáveis levar para a maternidade?

Perguntado por: dramos6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quantas fraldas são necessárias para levar para a maternidade? A quantidade recomendada é em torno de seis a oito fraldas descartáveis por dia de internação, que geralmente varia de dois a três dias.

Se você ainda está nos preparativos para o nascimento, o ideal é ter, pelo menos, um ou dois pacotes dessa medida. Para saber qual a quantidade de fraldas usada diariamente durante cada fase do bebê, confira nosso outro artigo sobre quantas fraldas o bebê usa.

Ao preparar a mala para levar à maternidade é importante incluir itens para o recém-nascido, como por exemplo conjunto de roupinhas, creme para assadura e fraldas descartáveis.

Quantos pacotes de fraldas devo comprar antes do bebê nascer? Geralmente, no caso de um recém-nascido, as fraldas RN são usadas por pouco tempo e logo são trocadas por um modelo Super P ou P. Dessas, você precisará de cerca de 17 pacotes que devem durar por até 2 meses.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

Normalmente o quarto da maternidade permite que ele fique por lá, se for apartamento, então é fundamental levar toalhas e uma troca de roupas para quem ficar de acompanhante.

3- Não precisa levar: algodão, cotonete, fraldas descartáveis, pomada de assadura, shampoo, sabonete. Na maioria das vezes, a maternidade disponibiliza.

Vamos te dar uma força quanto a isso também. As fraldas RN são para os primeiros dias do bebê. Geralmente, você não usará esse modelo de fralda mais do que duas ou três semanas.

A Soft Touch vem em dois tamanhos: o RN pra até 4 quilos ou o P, que acomoda até 6 quilos.

Vamos à lista, então, dos itens mais importantes para o seu bebê e que não podem ficar de fora da sua mala da maternidade: 6 body. 6 mijões. 6 macacões.
...
Alguns itens essenciais são:

  • pijama.
  • produtos de higiene pessoal.
  • cueca/calcinha.
  • muda de roupa.
  • sapatos confortáveis.
  • chinelo.
  • celular e carregador.
  • lanchinhos.

Outra dica é levar tanto fraldas tamanho RN quanto tamanho P. Se o bebê nascer grandinho, as RN podem nem chegar a servir. Além das fraldas descartáveis, leve também 3 ou 4 fraldas de pano, mais conhecidos como babões, que são sempre muito úteis.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

É indicado que o seu enxoval do bebê comece a ser montado a partir do quinto ou sexto mês de gravidez. Dessa maneira, a mamãe já saberá o sexo do pequeno. Com isso, comece pensando em qual época do ano o bebê irá nascer e se será necessário investir em mais peças para o frio ou para o calor.

Se um recém-nascido precisar de uma troca média de 8 fraldas por dia, e a média de 2 lenços umedecidos a cada troca, podemos dizer que a média seria de 16 lenços umedecidos por dia.

O ideal é solicitar onze pacotes (geralmente tamanho P); quinto e décimo mês de vida: o uso diário é por volta de cinco fraldas, resultado em 23 pacotes (geralmente tamanho M); entre o 11º a 20º mês: a quantidade solicitada aumenta para 30 (geralmente tamanho M).

Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação.

Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.