Quantas fobias existe?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

A criofobia, ou medo do frio, é uma fobia relativamente complexa. Há quem tenha medo apenas do tempo frio, outros de tocar em objetos frios.

A entomofobia é conhecida também como insectofobia ou insetofobia. Além disso, é caracterizada por ser um medo ou uma aversão excessiva aos insetos.

Zoofobia

Zoofobia: medo de animais.

Os 6 medos básicos da humanidade

  1. Medo da pobreza. De acordo com Hill, o medo da pobreza nasce da tendência que o ser humano tem de dominar economicamente os seus semelhantes. ...
  2. Medo da velhice. ...
  3. Medo da crítica. ...
  4. Medo de perder o amor de alguém. ...
  5. Medo da doença. ...
  6. Medo da morte.

Lista com alguns nomes de fobias

PagofobiaMedo de gelo ou congelamento
Panofobia ou pantofobiaMedo de tudo
PantofobiaMedo do sofrimento ou doença

Quando o medo passa dos limites, é bom ficar de olho pois a fobia é uma doença e precisa ser tratada! Sentir medo é normal. Todo mundo já teve essa emoção aflorada em vários momentos da vida, seja quando criança com o medo do escuro, ou quando adulto com o medo de ser assaltado.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - Dicio, Dicionário Online de Português.

Os 6 principais medos dos homens

  1. 1 – Não ganhar dinheiro suficiente. Foi-se a época em que a responsabilidade pela manutenção financeira da casa era exclusivamente do homem. ...
  2. 2 – Perder o emprego. ...
  3. 3 – Envelhecer. ...
  4. 4 – Perder a saúde. ...
  5. 5 – Não satisfazer sexualmente sua companheira. ...
  6. 6 – Não ser um bom pai.

Assim como outras fobias, a causa da acrofobia normalmente é relacionada a situações traumáticas passadas pela pessoa. No entanto, alguns estudos mostraram que a acrofobia é uma evolução natural dos mamíferos. Os mamíferos já relacionaram a altura à queda e ao seus danos.

Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras. A megalofobia é o medo irracional de objetos muito grandes, como prédios altos, por exemplo.

Medo de ficar sozinho
Alguns temores são aparentemente tão difundidos que apenas um nome não é considerado suficiente para designá-los. Por exemplo, o medo de ficar sozinho pode ser denominado autofobia, monofobia, eremofobia, ou isolofobia.

Filemafobia: pânico de beijar
Não se sabe, porque quem sofre desta fobia fica com a boca seca e as mãos trémulas só de equacionar o ato.

Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia. A nomofobia não está relacionada à quantidade de tempo que se passa ao celular.

A entomofobia, também conhecida como insectofobia ou insetofobia, é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.