Quantas fitas tem o RNA?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.

O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.

Em sua estrutura, o RNA é formado por uma fita simples. Ou seja, as bases não se pareiam por ligações de hidrogênio como no DNA, fazendo com que a molécula de RNA seja muito menor que a molécula de RNA presente na célula.

O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

O genoma de RNA ou DNA pode ser constituído por uma única fita (ss) ou por duas fitas (ds). Fitas positivas de RNA são fitas que contêm o código que será traduzido pelos ribossomos. Fitas positivas de DNA são fitas que contêm a mesma base sequencial do RNA mensageiro.

DNA e RNA: qual é a diferença? DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

O DNA tem duas fitas formadas por nucleotídeos. Devido a maneira como ocorre o emparelhamento das bases ( sempre se liga com e sempre se liga com ), sabendo quais são as bases nitrogenadas dos nucleotídeos que formam uma fita é possível saber quais nucleotídeos estarão na outra fita.

Estrutura do RNA
A molécula de RNA é composta por ribonucleotídeos, os quais são formados por uma ribose (açúcar), um fosfato e as bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas são classificadas em: Adenina (A) e Guanina (G): purinas. Citosina (C) e Uracila (U): pirimidinas.

Um RNAm, processado no núcleo, contendo sete códons (21 bases hidrogenadas) se dirige ao citoplasma. No citoplasma, um ribossomo se liga ao RNAm na extremidade correspondente ao início da leitura.

As fitas de DNA são complementares entre si e formam uma estrutura helicoidal. Adaptado de ALBERTS et al., (2017). As fitas de DNA têm ainda sentidos diferentes. Isso significa que nela as posições dos açúcares são inversas em cada fita.

Assim como o DNA, o RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico. Essa molécula é essencial na síntese de proteínas, já que ela funciona como uma intermediadora capaz de expressar as informações presentes no DNA.

As proteínas começaram a conduzir as reações químicas nas células, e o DNA—que é mais estável que o RNA—assumiu a tarefa de armazenar as informações genéticas.

Esta descoberta deveu-se aos pesquisadores Thomas Cech e Sidney Altman que com isso dividiram o Prêmio Nobel de química, seis anos depois. Eles demonstraram que no mecanismo de auto-montagem as moléculas de RNA podem apresentar propriedades catalíticas.

Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.

Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.

O DNA toma esta forma naturalmente por duas razões. Tem de ser 'dupla' de maneira que possa conseguir replicar-se e a hélice, estando entrelaçada, é mais forte que duas cadeias paralelas porque puxando em uma direção qualquer a cadeia não se desfaz.

As moléculas de DNA têm uma estrutura antiparalela - ou seja, as duas fitas da hélice se deslocam em direções opostas uma da outra. Cada fita tem uma extremidade 5' e uma extremidade 3'. Decifrar a estrutura do DNA foi uma das grandes conquistas científicas do século.

O RNA é uma molécula de fita simples. Tais fitas recebem o nome de senso positivo, ou senso negativo, essa classificação apresenta diferenças na replicação viral. Os senso positivos apresentam um processo mais rápido, ao passo que os senso negativos são um tanto mais lentos.