Quantas favelas têm em Copacabana?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Existem 04 (quatro) favelas, hoje chamadas de comunidades, situadas no bairro de Copacabana: Pavão Pavãozinho, Morro dos Cabritos (Ladeira dos Tabajaras), Chapéu Mangueira e Babilônia, com cerca de 10 mil moradores.

Rocinha

Visite à Rocinha, a favela mais famosa do Brasil em Rio de Janeiro - 2023 - Sympla.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”.

Limites complexos
Bairros como Costa Barros, Pavuna e Acari, na Zona Norte, são outros que abrigam algumas das favelas que mais aumentam de área no Rio. Além de conflagradas pelo tráfico, são comunidades em regiões com alguns dos piores Índices de Desenvolvimento Social (IDS) da cidade.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores.

As favelas ocupadas foram Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cándido, nas quais vivem cerca de 3 mil pessoas. As três são próximas à estação dos bondinhos que levam até ao Cristo Redentor, uma das maiores atrações turísticas do Rio de Janeiro, que deve ser visitado pelo papa Francisco.

Sobre a origem do nome Copacabana há algumas versões: uma da língua quíchua, falada pelos Incas e que significa “lugar luminoso”, “praia azul”, “mirante azul”. Já a outra possibilidade vem da língua aimará, da Bolívia e significa “vista do lago”.

Confira algumas das comunidades no Rio para você visitar quando estiver querendo fugir do convencional.

  • 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  • 2 – Morro dos Prazeres. ...
  • 3 – Santa Marta. ...
  • 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  • 5 – Vidigal.

O IBGE considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu de forma precária. Até outubro d2 2022, o Sol Nascente era considerado a segunda maior favela do país, com 24.441 domicílios — superado apenas pela Rocinha (25.742).

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico são os bairros nobres do RJ e formam um verdadeiro oásis natural no meio do urbano. Aproveitando essa proximidade entre essas regiões, o passeio vale a pena!

Ipanema

Ipanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro.

O bairro de Santa Tereza é o mais seguro do Rio de Janeiro. A região está entre as que têm os menores registros de crimes nas quatro categorias analisadas. Se considerado o tipo de crimes mais violentos, como o homicídio, a área teve o menor número de casos da cidade em 2022.