Quantas favela tem na maré?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

A população distribui-se por 16 comunidades: Marcílio Dias, Piscinão de Ramos, Roquete Pinto, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Pinheiros, Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue, Vila do João e Conjunto Esperança.

O BAIRRO DA MARÉ, criado em 1994, compreende um conjunto de 17 comunidades onde moram cerca de 140 mil pessoas. A região margeia a Baía de Guanabara e está localizada entre importantes vias rodoviárias que cortam a cidade do Rio de Janeiro: Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela e Transcarioca.

O ranking das dez maiores favelas do Brasil pela prévia do Censo 2022 inclui, ainda, Rio das Pedras (Rio de Janeiro), Beiru/Tancredo Neves (Salvador), Heliópolis (São Paulo), Paraisópolis (São Paulo), Pernambués (Salvador), Coroadinho (São Luís), Cidade de Deus/Alfredo Nascimento (Manaus) e Comunidade São Lucas (Manaus ...

As favelas de Complexo do Alemão, ao norte do Rio, são os que mais tiros têm, com pelo menos 1 por dia. A favela de Jacarezinho na zona norte da cidade onde reina a mais importante quadrilha do narcotráfico do Rio e da favela Manginhos estão entre os mais violentos ...

Conhecido como Matuto no Rio e Hamster em Sergipe, Breno Vinicius Garção Martins é suspeito de chefiar uma facção criminosa no estado.

A população distribui-se por 16 comunidades: Marcílio Dias, Piscinão de Ramos, Roquete Pinto, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Pinheiros, Vila dos Pinheiros, Salsa e Merengue, Vila do João e Conjunto Esperança.

Comando Vermelho

O acesso do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), à favela Nova Holanda, que fica na zona norte do Rio de Janeiro, não teria ocorrido sem a permissão de lideranças do Comando Vermelho, maior facção criminosa do estado, que comanda o trecho do Complexo da Maré visitado pelo ministro de Lula.

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias. O TCP atualmente é chefiado por Menor P, Peixe, Peixão, Coronel, Bill e TH.

Com grande dimensão, o Piscinão de Ramos é capaz de atender a população do Complexo da Maré em grandes proporções, além de contribuir com a despoluição da Baía de Guanabara.

Por margear a Baía de Guanabara, caracterizada primitivamente por vegetação de manguezal, a Maré começou a ser ocupada, em meados do século XX, por palafitas. Os manguezais, que sofriam os efeitos das marés, foram aos poucos sendo aterrados com entulhos de rejeitos de obras doados por bairros vizinhos.

Atualmente, o bairro do Complexo do Alemão conta com doze associações de moradores que representam 13 favelas: Alvorada, Baiana, Casinhas, Esperança, Grota, Itararé, Matinha, Mineiros, Morro do Adeus, Morro do Alemão, Nova Brasília, Pedra do Sapo e Reservatório de Ramos.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Urca. Localizado na Zona Sul da cidade, em um pedaço de terra que é quase uma península, a Urca é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro por ser uma região estritamente residencial, repleta de prédios baixos e antigos, além de casas. E com uma grande presença de diversas instituições militares.

Os dados preliminares do Censo de 2022, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o Sol Nascente ultrapassou a Rocinha, do Rio de Janeiro, como maior favela do país. O instituto fez a estimativa com base na quantidade de habitações de cada região.