Quantas fases tem o cubismo?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O movimento cubista ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (1907 - 1909), cubismo analítico (1910 – 1912) e o cubismo sintético (1913 – 1914).

O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.

O cubismo durou entre os anos de 1907 e 1914 e foi dividido em três fases. A primeira delas, chamada de cézzaniana ou analítica, ocorreu entre os anos de 1907 e 1909. O nome deve-se ao destaque das obras de arte de Paul Cézanne nesse período. Na sequência, entre 1909 e 1912, surgiu a fase analítica ou hermética.

O cubismo analítico é a fase da arte cubista marcada pela presença de objetos sobrepostos e por concentrar imagens em formas variadas. Dessa forma, sua imagem pode ser vista e interpretada sob diferentes ângulos, o que dá, às obras, a ilusão de uma aparência bidimensional.

Les demoiselles d'Avignon

A pintura Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avignon), é um óleo sobre tela produzido em 1907 por Pablo Picasso, considerada a obra inaugural do movimento cubista.

É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem. Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).

Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.

Vicente do Rego Monteiro e.

Pablo Picasso

Conhecido como um dos artistas mais importantes do século 20, o espanhol deixou um legado de mais de 20 mil obras de arte. Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20. Fundador do cubismo, ele rompeu com a estética da perfeição nas obras de arte.

Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava.

As senhoritas de Avignon (1907), de Picasso
Essa é uma obra icônica da vanguarda cubista. Considerado o primeiro trabalho inteiramente cubista, Les Demoiselles d'Avignon foi produzido em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso.

Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo etc. Gostou desse artigo?

O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. É uma vanguarda europeia que veio com o objetivo de romper com os modelos estéticos que valorizavam a perfeição em suas formas. Por esse motivo, o cubismo é marcado pelo uso de formas geométricas.

Os principais movimentos artísticos são: Renascimento, Barroco, Romantismo, Impressionismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Modernismo, Expressionismo e Pós-Modernismo.

Se o cubismo analítico buscava desfragmentar um objeto a partir de diferentes pontos de vista; o cubismo sintético tratava de achatar a imagem e varrer os últimos traços do espaço tridimensional. Ambas fases propunham aproximar o observador da arte, exigindo dele uma apuração mais cuidadosa de cada detalhe da obra.

  • Pablo Picasso
  • Georges Braque
  • Salvador Dalí
  • Paul Cézanne
  • Juan Gris
  • Piet Mondrian

- Cubismo Analítico - observa-se uma preocupação com a estrutura , os objetos são decompostos e estilhaçados nos planos, procurando a visão total da figura. As cores mais utilizadas são o preto, cinza, marrom, ocre e tons de verde.

No Brasil, o movimento cubista ganha força após a Semana de Arte Moderna de 1922. Tarsila do Amaral foi umas artistas que utilizou características cubistas em suas telas. Nelas, notamos a influência dessa vanguarda europeia pelo uso das formas geométricas. Tarsila do Amaral, A Negra, 1923.

As pinturas de Braque, de 1908 a 1913, começaram a refletir seu novo interesse em geometria e perspectiva simultânea. Ele conduziu um intenso estudo dos efeitos da luz, da perspectiva e dos meios técnicos que os pintores usam para representar esses efeitos, parecendo questionar o mais padrão de convenções artísticas.