Quantas famílias reais ainda existem?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Hoje, são 28 famílias reais. Algumas têm poderes absolutistas, mandando no país de fato. Outras, têm poderes limitados. Por fim, existem aquelas que são "meramente figurativas".

O primeiro lugar do ranking fica com a Casa de Saud, que comanda a Arábia Saudita desde 1744.

Com a Proclamação da República, a monarquia teve fim no Brasil, em 1889, e a sucessão do trono brasileiro foi interrompida. Naquela ocasião, a herdeira do trono era a Princesa Isabel, filha de d. Pedro II.

Monarquia dividida
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Tailândia, Butão, nação do Pacífico de Tonga e os principados europeus de Mônaco e Liechtenstein são exemplos de nações em que os monarcas têm poderes limitados pela Constituição. Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.

O rei Carlos Gustavo e a rainha Silvia da Suécia.

A riqueza privada da família real é gerada principalmente pelos lucros do Ducado de Lancaster, um portfólio de terras, propriedades e bens que são administrados de forma separada do patrimônio da monarquia.

O seu rendimento líquido no ano financeiro de 2020-2021 ultrapassou 20 milhões de libras (R$ 119 milhões). A rainha deu parte do montante à sua família e pagou impostos sobre o dinheiro não utilizado para as funções oficiais.

A FAMÍLIA IMPERIAL RECEBE ALGUM BENEFÍCIO DO GOVERNO? Não recebe nenhuma ajuda e, se oferecida, com certeza não aceitaria, porque prefere manter sua independência com relação a uma República imposta aos brasileiros.

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Um decreto de 1890, um ano depois da proclamação da República, aboliu todos os títulos de nobreza do Brasil. Em 1991, porém, o então presidente Fernando Collor (hoje Pros-AL) revogou o decreto. "A monarquia foi rejeitada depois disso [da proclamação da República].

Monarcas atuais de nações diversas: Salman da Arábia Saudita. Naruhito do Japão.
...

  • Filipe da Bélgica.
  • Carlos III do Reino Unido.
  • Filipe VI de Espanha.

Como nação independente, o Brasil teve dois monarcas, os imperadores D. Pedro I (1822–1831) e D. Pedro II (1831–1889).

O Paço Imperial – chamado na época do império de Paço Real – foi a primeira residência da Família Imperial do Brasil, entre 1808 a 1822. Os cômodos voltados para o mar e para a praça constituiam a parte nobre do prédio, como a Sala do Trono, onde aconteciam as audiências reais.