Quantas faltas precisa para cortar o Bolsa Família?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O que diz o decreto no novo Bolsa Família: o aluno deve frequentar pelo menos 60% dos dias letivos, se tiver até seis anos de idade, e no mínimo 75%, se tiver mais de seis anos.

O principal motivo que leva o grupo a ser cortado do Bolsa Família é não cumprir mais com os critérios de renda que dão acesso ao benefício. Além de estar com os dados desatualizados no Cadastro Único.

A regra varia caso a caso por critério de renda. Se a família aumentar a renda em mais de mio salário-mínimo por pessoa, ela deve pedir voluntariamente a saída do programa, dessa forma, terão prioridade caso percam o emprego.

Conforme as exigências para receber o benefício, alunos de 04 a 05 anos terão que obrigatoriamente ter frequência mensal mínima de 60%. Já os alunos entre 06 e 21 anos terão que obrigatoriamente ter frequência mensal mínima de 75%.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Como funciona o desconto de faltas? Para calcular o desconto de faltas na folha de pagamento a empresa deve dividir o salário do funcionário em 30 e multiplicar o resultado pelo número de dias de faltas injustificadas.

A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas.

Como saber se meu Auxílio Brasil/Bolsa Família foi cancelado
É possível consultar a situação do seu benefício através do site do CadÚnico, inserindo dados como CPF e data de nascimento. Também é possível consultar através do atendimento da Caixa pelo telefone 111 e no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem.

O valor de R$ 150 a mais por criança de 0 a 6 anos beneficiária do Bolsa Família deve demorar ao menos 60 dias para ser implementado pelo novo governo.

Mas essa informação é enganosa. A ministra apenas falou sobre a suspensão de benefícios para revisão cadastral, com o objetivo de identificar pessoas inscritas de maneira irregular no programa. O pagamento para famílias regulares seguirá sendo feito normalmente.

Então, quando o Governo Federal não consegue fazer um cruzamento dos dados das famílias para garantir a veracidade das informações ou quando não tem as informações atualizadas dos beneficiários, o cancelamento acontece.

O que fazer para evitar uma possível exclusão? Primeiro passo e mais importante é que as famílias busquem atualizar seus dados junto ao Cadastro Único, tendo em vista que caso você se enquadre nas regras do programa e esteja com os dados devidamente atualizados não haverá risco de exclusão do Bolsa Família.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.

Quais são as condições para perder o Auxílio Brasil? O aumento na renda pode cancelar o Auxílio Brasil, visto que esse é o principal requisito para receber o benefício social. De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão deve estar na situação de extrema pobreza, famílias com renda de até R$ 105 por pessoa.

O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos. 1 dia letivo = 5 horas/aula ou dependendo escola pode ser 6 horas/aula ou mais.

Por exemplo se forem 200 dias ,basta calcular quanto dá 25% de 200, 25%=25/100 200 dividido por 100 dá 2 que multiplicado por 25 resulta em 50,pode-se faltar 50 dias.