Quantas etnias existem hoje no Brasil?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil registrou à época a existência de 274 línguas indígenas no país, onde vivem 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias.

Ancestralidade genética

Origem do haplogrupo de brasileiros brancosBrasilNordeste
Ameríndia33%22%
Africana28%44%
Europeia39%34%

Tikúna

O censo demográfico de 2010 divulgou a existência de 305 etnias diferentes no Brasil e 274 línguas indígenas (com exceção das línguas originárias de outros países). A etnia com o maior número de indígenas é a etnia Tikúna, com cerca de 46 mil índios.

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

Podemos classificar enquanto etnias do mundo: os árabes, os judeus, os hans (originários da China) e os guaranis, assim como grupos menores com características culturais bem próximas de seus vizinhos, como as centenas de etnias africanas. Veja também o significado de estereótipo.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

Negros, brancos, latinos, etc. Há vários tipos de etnia. Alguns exemplos são bantos, zulus, curdos, aborígenes, bascos, guaranis, bérberes, etc.

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

As categorias utilizadas são: preto, pardo, branco, indígena e amarelo.

As maiores tribos indígenas do Brasil compreendem cinco etnias que são: Tikuna, Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena, respectivamente. Elas estão presentes nos quatro cantos do país, sendo que a maioria se concentra na região Norte (37,4%).

Atualmente encontramos no território brasileiro 266 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500. Ao chegarem, os portugueses depararam-se com a grande população indígena que já vivia em terras brasileiras.

A maior porcentagem foi verificada no Rio Grande do Sul (64,5%) e a menor na Paraíba (12,1%).

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Como saber se sou pardo segundo o IBGE
E de acordo com a gerência do instituto, uma pessoa parda é aquela que: “Remete a uma miscigenação de origem preta ou indígena com qualquer outra cor ou raça.