Quantas esposas tinha o rei Davi?

Perguntado por: rantunes4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Ele teve 8 (oito) esposas cujos nomes foram mencionados na Bíblia e muitas concubinas ( 1 Crônicas 3 ). Das oito mulheres de Davi, cinco eram solteiras quando casaram com ele e três já haviam sido casadas. São elas: Abigail, Ainoâ e Bate-Seba.

Mical

Mical, filha de Saul era esposa de Davi, que ele comprara o dote mediante a morte de 200 filisteus. Depois Saul, intentando o mal contra ele, a deu a Palti quando Davi fugiu sob ameaça de Saul, no entanto, ele a mandou buscar quando se tornou Rei de Judá.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis. "Ainoã, casa comigo?" E toda uma nação de fãs de Davi pasmou.

Esposas de Davi e Bateseba
Em Reis, a quinta mulher do abençoado é Hagite (Manuela do Monte), uma israelita sábia, além do seu tempo, que tenta manter a ordem no harém aconselhando o marido e as “amigas”. Com Davi, ela dá à luz Adonias, terceiro filho do rapaz.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida.

Quileabe

O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas.

Davi teve mais de dez concubinas (2 Samuel 15:16) e provavelmente teve algumas dezenas de filhos. A família de Davi não era muito feliz. Havia muita rivalidade e pelo menos três dos filhos de Davi tiveram uma morte violenta.

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Assim, as circunstâncias da morte de Mical permanecem um mistério. Muitos estudiosos bíblicos presumem que ela viveu o resto de seus dias no palácio de Davi, mas sem desfrutar da posição de rainha ou do afeto do marido.

Na temporada anterior, A Conquista, Abigail não resistiu aos ferimentos e morreu nos braços de Davi após tentar salvar Quileabe, ainda criança, de um afogamento.

Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho.

Abigail

Nome das esposas de Davi na Bíblia Abigail (viúva de Nabal) – Segunda esposa de Davi e mãe de Quileabe (também conhecido como Daniel). Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e avarento que desafiou o rei Davi. Assim, Quando Nabal morreu Davi se casou com a viúva. Eglá – Mãe de Itreão.

Mical, a primeira esposa de Davi
Vendo que Mical, sua filha mais nova, amava Davi, Saul tomado pelo ciúme e ira, fez disso uma oportunidade para colocar ele de frente com seus inimigos.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte - RecordTV - R7 Rei Davi.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Síndrome de Dravet

Qual foi a doença do rei Davi? Ele tem apenas 11 meses de idade, e há quatro foi diagnosticado com uma doença grave e bastante rara: a Síndrome de Dravet. Por que Davi foi ungido três vezes? A rebelião de Adonias.

Apesar de abatido, Davi continuava a amar Absalão e após cerca de três anos de “negociações” entre ele (Absalão) e Joabe (um servo de confiança do rei Davi, lider dos soldados), houve uma reaproximação entre pai e filho.

Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos – sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).