Quantas esposas teve Abraão na Bíblia?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Os filhos de Ismael e os filhos de Quetura não foram um equívoco. Eles faziam parte do plano predestinado de Deus para restaurar o planeta Terra e estender a família de Deus por meio do pacto com o pai Abraão.

Salomão, que reinou entre 970 e 930 a.C.,de acordo com o livro dos Reis, chegou a ter 700 esposas princesas e 300 concubinas.

Agar foi então oferecida como concubina por Sarai a Abrão, que consentiu em coabitar com ela o que resultou na gravidez de Agar.

Em Gênesis, Deus amaldiçoa Abrão por se deitar com serva: 'Duvidou de mim'

Sim, a Bíblia não oferece detalhes, mas afirma que Sara era meia-irmã de Abrão, certamente por parte de pai (Gn. 20:2-12).

Tudo indica que Isaque só teve Rebeca como esposa. Isto significa que eles tiveram um casamento segundo o padrão estabelecido por Deus, ou seja, monogâmico.

Abraão Teve Três Esposas — Impacto Publicações.

Gênesis 21:2-7 NAA
Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E Sara disse: — Deus me deu motivo de riso. E todo aquele que ouvir isso vai rir comigo. E acrescentou: — Quem diria a Abraão que Sara ainda amamentaria um filho?

Com mais de 90 anos de idade, a personagem descobrirá a sua milagrosa gravidez no capítulo desta quinta, 27.

Salomão teve mil mulheres e nunca foi feliz como José, que teve apenas uma!

rei Salomão

1 O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

Abraão e Sara revelaram sua obediência, fé e coragem quando Deus ordenou que eles abandonassem seu lar e o conforto de uma vida bem estabelecida e próspera na cidade de Ur. Yahweh disse: “Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei.” (Gênesis 12.1).

Abrão aceita se deitar com Agar e atrasa a benção de Deus – Gênesis.

De acordo com o teólogo, o episódio aconteceu em 1200 a.C., enquanto a história de Sarai e Abrão (ou Sara e Abraão, como passam a ser chamados após o contato com Deus) foi quatro séculos antes, em 1600 a.C. "Abraão vive antes da entrega da Lei para Moisés.

1 E aconteceu, depois dessas coisas, que Deus apôs à prova Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: aToma agora o teu filho, o teu búnico filho, Isaque, a quem camas, e vai à terra de dMoriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Abrão é um homem que já aceitou o seu fim, não porque é acomodado mas porque não quer colocar outra mulher no lugar de sua amada Sarai. O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito... e dar lugar ao que Deus quer que ele seja.

A motivação de Abraão não era confiança em Deus, tanto que, nos versos 11 a 13 lemos: “Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: 'Bem sei que você é bonita. Quando os egípcios a virem, dirão: “Esta é a mulher dele”. E me matarão, mas deixarão você viva.

Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa. Não sabemos quanto tempo Abrão já aguardava nesse ponto da história, mas a Bíblia diz que ele tinha 86 anos quando Ismael nasceu (Gn 16.16), portanto, podemos imaginar que essa conversa entre Deus e Abrão ocorreu na primeira década depois da promessa.

Deus cumpre sua promessa na vida de Sara, e no ano seguinte, quando ela estava com cerca de 90 anos e seu marido 100 anos, ela engravidou e assim Deus fez por ela o que havia prometido, lhe concedendo um filho gerado em seu ventre.

Sara na Bíblia
Sara também enfrentou a esterilidade, concebendo miraculosamente em avançada idade. Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? Gênesis 17,17.

QUETURA

A HISTÓRIA DE QUETURA, A SEGUNDA ESPOSA DE ABRAÃO.