Quantas esposas o Shiva tem?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Parvati é a segunda esposa de Shiva, deus da destruição e transformação. Uma curiosidade sobre o casal é que a esposa anterior do deus, Sati, era uma encarnação de Parvati. Ou seja, ela sempre foi a única esposa do deus. Juntos eles tiveram dois filhos: Ganesha, deus da sabedoria e Kartikeya, deus da guerra.

As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.

Ele possui quatro braços. Dois repousam sobre suas pernas em posição de lótus, enquanto os outros dois seguram um tambor e um tridente. O tambor, em formato de ampulheta, está relacionado ao ritmo da vida. Já o tridente simboliza a trindade trimûrti.

Shiva é frequentemente representado como um homem de cor azul, simbolizando que ele é a luz que emerge da escuridão. Já a serpente em seu pescoço representa a energia vital, chamada de Kundalini. Shiva é também conhecido por muitos nomes, como Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath.

Quando Kali se recusou a obedecer a Shiva, alegando que estava no seu próprio território, Shiva lhe pediu que competisse com ele dançando. Ela concordou, mas não conseguindo (ou não querendo) atingir o nível de energia de Shiva, Kali foi vencida e saiu. As manifestações de Kali são numerosas.

Os devotos passam a noite em vigília e desfilam pelas ruas com fantasias, rezam, meditam, jejuam, visitam templos, cantam mantras e fazem oferendas para Shiva —especialmente leite, manteiga, iogurte, mel e açúcar. Os sadhus (homens sagrados do hinduísmo) também consomem maconha durante a festa.

Monte fica situado a 6.718 metros acima do nível do mar no Tibete. Enquanto os hindus acreditam que Shiva, o deus “destruidor” do mal, está sentado em meditação perpétua sobre a montanha, os budistas tibetanos alegam que o monte é lar do Buddha Demchok, o representante da felicidade suprema.

De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e considerado um dos deuses mais importantes desta cultura. É adorado principalmente entre os homens de negócio e mercadores, devido ao fato de estar relacionado com a boa fortuna e sabedoria.

5ª LUTA: RAIDEN TAMEEMON x SHIVA
Dessa vez a batalha é entre Raiden Tameemon, considerado o maior lutador de sumô de todos os tempos, que viveu no século XVIII, e o deus hindu da destruição, Shiva.

Em A Favorita, Shiva (Miguel Rômulo) vai acabar descobrindo que Miranda e Rosana são a mesma pessoa e confirmará que ela é sua mãe.

Miguel Rômulo se destaca na reprise de A Favorita. O ator vive o adolescente Shiva Lênin, curiosamente, filho de dois pais. Seu nome é resultado dessa situação. Shiva é por conta da adoração de Augusto César (José Mayer) pelo deus hindu.

A partir daí, Shiva ficará em dúvida sobre qual dos dois ex-companheiros de sua mãe é seu pai biológico. A resposta é simples: nenhum deles! O pretendente de Mariana (Clarice Falcão) é, na realidade, fruto do affair de Diva com um terceiro homem, Pepe (Jean-Pierre Noher), com quem ela fugiu ao abandonar ambos maridos.

Em Verão 90, o ator interpretou Sabrina. A artista entrou na produção para formar um grupo com João (Rafael Vitti), Patrick (Klebber Toledo) e Candé (Kayky Brito). Desde então, Miguel se afastou da TV. Atualmente, o ator de 30 anos se dedica a projetos paralelos, sobretudo no streaming.

Mas ninguém imaginava que surgiria um terceiro. Nos próximos capítulos da novela, será revelado que Pepe (Jean-Pierre Noher) é o verdadeiro pai do garoto.

Sim, Shiva Lênin tem dois pais. Rosana, a mãe do rapaz, mantinha um relacionamento com Augusto e Elias e nunca soube quem era o pai biológico dele. Ao fugir com um namorado, Rosana deixou Shiva aos cuidados dos dois ex, que optaram por criá-lo juntos.

Também honrado e contente pelo desafio, Shiva finaliza arrancando a cabeça de Raiden com um chute. Ele ainda agradece por aquela ter sido a melhor luta de sua vida. A luta durou 11 minutos e 16 segundos e o vencedor é Shiva!

Diz a lenda que seu pai, o poderoso Shiva, certo dia chegou em casa furioso e cortou a cabeça de Ganesha. No lugar, colocou a de um elefante. Depois disso, o menino se tornou o deus do conhecimento e um dos mais cultuados na Índia. Tanto que aparece em outra história importante.

A dança de Shiva é a dança da matéria subatômica e como na mitologia hindu, trata-se de uma contínua dança de criação e evolução, destruição e renascimento, envolvendo a totalidade do cosmos e constituindo a base de todos os fenômenos naturais.