Quantas esposas Henrique VIII executou?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Passou à história por ter se casado com seis mulheres e ter rompido com a Igreja Católica Romana, criando uma igreja independente, a Igreja Anglicana.

Henrique VIII casou-se seis vezes. Aqui listamos as esposas e como terminaram os casamentos: Catarina de Aragão: divórcio.

1509-1547) casou-se por inacreditáveis seis vezes. Alguns casamentos foram resultado de paixão, enquanto outros tiveram motivação política. Um divórcio causou a separação da Igreja da Inglaterra de Roma, duas esposas acabaram presas e executadas na Torre de Londres e somente duas delas sobreviveram a Henrique.

Casamento com Ana Bolena
No dia 25 de janeiro de 1533, Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. O casal teve apenas uma filha, Elizabeth, que mais tarde se tornaria Elizabeth I.

A saúde de Henrique VIII piorou rapidamente nos seus últimos anos. O rei sofreu uma úlcera grave na perna e estava tão acima do peso, que teve de ser empurrado por uma engenhoca com rodas. O rei morreu a 28 de Janeiro de 1547 EC no Palácio de Whitehall em Londres, ele tinha 55 anos.

- Henrique VIII teve três filhos: Maria I de Inglaterra (com Catarina de Aragão), Isabel I de Inglaterra (com Ana Bolena) e Eduardo VI de Inglaterra (com Joana Seymour). Henrique VIII com o filho Eduardo (Eduardo VI) e a esposa Joana Seymour.

Pooley também levou em consideração os registros sobre a aparência de Ana, como o do embaixador veneziano, Sanutto, que demonstram que ela tinha olhos negros e lindos, cabelos escuros que lhe caiam pelos ombros como cascatas, lábios salientes e um pescoço longo e fino.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade.

Jaime

O fato da monarca não ter tido filhos fez com que ela apontasse a Jaime, rei da Escócia, como seu sucessor. Esta decisão agradou aos protestantes, pois Jaime havia sido educado nesta fé e não representaria uma volta ao catolicismo. Elizabeth I morreu em 24 de março de 1603, provavelmente de infecção respiratória.

Traído por sua quinta esposa, Catherine Howard, o rei mandou decapitá-la em fevereiro de 1542, acusando-a de infiel, como já havia decapitado a Ana Bolena, acusando-a de incesto. Em 1543, Henrique VIII casaria com a protestante Catarina Parr.

Da esquerda para a direita e com anos de reinado: Joana I, 10 a 19 de julho de 1553; Mary 1ª , 1553-1558; Elizabeth 1ª , 1558-1603; Mary 2ª, 1689-1694. Na longa história da Inglaterra, mais tarde do Reino Unido, houve um total de 61 monarcas e apenas sete foram mulheres.

Joana

Após a cerimônia, sua enteada, Maria I, demonstrou sinais de tristeza e seguiu uma procissão de 29 pessoas — uma para cada ano de vida da rainha. Joana foi a única entre as esposas de Henrique VIII que recebeu um funeral digno de uma rainha. Após sua morte, o rei vestiu preto pelos próximos três meses.

Ana Bolena

Ana Bolena (c. 1501/1507 – 19 de maio de 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536.

Catarina Parr

Catarina Parr (Londres, 1512 – Winchcombe, 5 de setembro de 1548) foi a sexta e última esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra e Reino da Irlanda de 1543 até 1548.

Ana de Cleves

Ana (Düsseldorf, 22 de setembro de 1515 – Londres, 16 de julho de 1557) foi a quarta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra entre janeiro e julho de 1540. Era filha de João III, Duque de Cleves e sua esposa Maria de Jülich-Berg.

A rainha Elizabeth II descende dos Bolena através de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. Dessa forma, podemos dizer que a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, pode ser considerada a tia-avó da monarquia britânica. A linhagem passou através de Catherine Carey, casada com Sir Francis Knollys.

Últimas palavras de Ana Bolena
Bom povo cristão, eu venho aqui para morrer, pois de acordo com a lei, e pela lei, eu fui julgada culpada. Por isso, não falarei nada contra a lei. Não vou acusar ninguém, nem falar sobre o que sou acusada e, consequentemente, condenada à morte.

O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola.

Henrique VIII deixou para seu filho um reino empobrecido e dividido sobre questões religiosas. Como seu primeiro casamento foi anulado para permitir o segundo e Ana Bolena acabou executada por acusações de adultério, as filhas foram deserdadas e, portanto, Eduardo tornou-se o herdeiro oficial ao trono.

Catarina de Aragão (em castelhano: Catalina de Aragón ; Alcalá de Henares, 16 de dezembro de 1485 — Castelo de Kimbolton, Cambridgeshire, 7 de janeiro de 1536) foi Princesa da Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo mãe da rainha Maria I.