Quantas esposas de Henrique Oitavo perderam a cabeça?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Henrique VIII casou-se seis vezes, mandou decapitar duas esposas, rompeu com a Igreja Católica, fundou o anglicanismo e morreu obeso, vítima de uma doença até hoje desconhecida.

As seis esposas de Henrique VIII e suas crianças foram:

  • Catarina de Aragão (c. Junho 1509) - Maria (n. Fev. 1516)
  • Ana Bolena (c. Jan. 1533) - Elizabeth (n. Set. 1533)
  • Jane Seymour (c. Mai. 1536) - Eduardo (n. Out. 1537)
  • Ana de Cleves (c. Jan. 1540)
  • Catarina Howard (c. Jul. 1540)
  • Catarina Parr (c. Jul. 1543)

Catarina

Diz-se que Catarina foi a mulher que Henrique verdadeiramente amou, embora não seja fácil de acreditar tal as tranquibérnias com que embrulhou a sua separação, na altura embeiçado pela jovem Maria Bolena, irmã da sua segunda mulher, Ana Bolena.

A saúde de Henrique VIII piorou rapidamente nos seus últimos anos. O rei sofreu uma úlcera grave na perna e estava tão acima do peso, que teve de ser empurrado por uma engenhoca com rodas.

- Henrique VIII teve três filhos: Maria I de Inglaterra (com Catarina de Aragão), Isabel I de Inglaterra (com Ana Bolena) e Eduardo VI de Inglaterra (com Joana Seymour). Henrique VIII com o filho Eduardo (Eduardo VI) e a esposa Joana Seymour.

Resposta: Henriques VIII, se casou tantas vezes porque em seus casamentos usas esposas não conseguiram lhe dar um herdeiro masculino e assim ele se casava com mulheres diferentes até consegui um herdeiro masculino.

Com a morte de Henrique VIII, ascendeu ao trono Eduardo VI, seu filho com Joana Seymour com apenas 9 anos de idade e que reinou de 1547 a 1553.

Ana Bolena: Foi a esposa que mais se teve relato da aparência física. Era descrita como alta de longos cabelos castanho escuros – longo o suficiente para sentar-se encima dele e grandes olhos 'negros'. Também é descrita com pele escura e amarelada, lembrando ictericia.

Rei Henrique VIII

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra permaneceu como rainha consorte por apenas três anos, quando foi decapitada, acusada de incesto, traição e adultério.

Nunca se casou e nem teve filhos; Aborto espontâneo (agosto/setembro de 1534) Aborto espontâneo (29 de janeiro de 1536), um menino.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade.

Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth ascendeu ao trono em 1558, quando tinha apenas vinte e cinco anos. Considerada herdeira presuntiva do monarca, ela perderia seu direito à sucessão após a execução da mãe, em 1536, acusada de adultério, incesto e alta traição, quando foi declarada filha ilegítima do rei.

Provavelmente teria sido por razões políticas, pois a soberana tinha medo que, ao contrair matrimônio, ficaria em posição inferior ao marido. Como não teve filhos, a monarca teve que reconhecer como herdeiro do trono a Jaime I, filho de Maria da Escócia, condenada à morte, em 1587, pela própria Elizabeth I.

Como filha do rei Henrique VIII, Isabel nasceu dentro da linha de sucessão; entretanto, a sua mãe Ana Bolena foi executada dois anos e meio após seu nascimento, e o casamento dos seus pais foi anulado. Isabel assim foi declarada ilegítima. O seu meio-irmão Eduardo VI sucedeu a D. Henrique e reinou até morrer em 1553.

Ana

Ana (Düsseldorf, 22 de setembro de 1515 – Londres, 16 de julho de 1557) foi a quarta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra entre janeiro e julho de 1540.

Henrique VIII deixou para seu filho um reino empobrecido e dividido sobre questões religiosas. Como seu primeiro casamento foi anulado para permitir o segundo e Ana Bolena acabou executada por acusações de adultério, as filhas foram deserdadas e, portanto, Eduardo tornou-se o herdeiro oficial ao trono.