Quantas espécies de peixes existem no mundo?

Perguntado por: acardoso3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Atualmente existem aproximadamente 34.200 espécies de peixes descritas, englobando 515 famílias e 85 ordens, o que compreende mais da metade das 55.000 espécies de vertebrados viventes. No geral, 41% das espécies são de água doce, 58% marinhos e 1% movem-se entre água doce e salgada ao longo da vida.

peixe-mão-de-rosa

AUSTRALIA — Considerado o mais raro do mundo, o peixe-mão-de-rosa, nativo apenas da Austrália foi avistado pela primeira vez em 22 anos na costa da Tasmânia. O animal é considerado "extremamente ameaçado de extinção".

Um exemplar de tubarão-baleia (Rhincodon typus), o maior peixe do mundo, com 5 metros de comprimento, foi flagrado por pesquisadores se alimentando no fundo do mar em Baixa California Sur, no México.

Mar Morto

No Mar Morto não há nem plantas, nem peixes, nem micro-organismos.

tubarão-baleia

Entre as 24 mil espécies avaliadas de peixes, o tubarão-baleia é o vencedor! Apesar de conter o nome “baleia”, ele não é mamífero, nem se parece com essa grandona.

Salmão

Salmão. Muito conhecido na culinária japonesa, o salmão é um peixe super saboroso e nutritivo. Para começar, ele tem grande quantidade de ômega-3.

Bluefin

Bluefin, o peixe mais caro do mundo
Desfrutar da iguaria tem seu preço: em janeiro, um atum azul de 212 quilos foi vendido por 36 milhões de ienes (cerca de R$ 1,4 milhão) no tradicional leilão de Ano Novo em Tóquio.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Baiacu

O Fugu, conhecido como Baiacu no Brasil, é considerado um dos peixes mais venenosos do mundo. E podemos imaginar que ninguém teria coragem de preparar e comer um animal perigoso assim. Pois alguém teve essa coragem!

1 - Peixe espada
Esse peixe habita no Oceano Atlântico e sua alimentação se baseia em peixes menores como sardinhas, crustáceos e moluscos. Seu tamanho pode chegar a 100 cm e pesar até 2,8 kg. Sua pele prateada com reflexos azuis chamam atenção, assim como seus dentes caninos.

1. Peixe-mandarim. O peixe-mandarim (Callionymidae mandarim), também chamado de dragão-mandarim ou dragonete, é um dos peixes mais bonitos do mundo. Ele conta com espécies de penas como nadadeiras e cores tão vibrantes que se parecem com espécies fosforescentes.

Peixe-mandarim

Peixe-mandarim
Sendo um peixe tropical de pequeno porte, prefere aparecer à noite, quando está na hora de acasalar. Suas cores mais comuns são em tons de azul, mas ele também pode ser encontrado em padrões de amarelo, laranja, verde e roxo — o que dá ao peixe-mandarim o título de peixe mais bonito do mundo.

5 espécies de peixe mais famosas

  • Betta - Betta splendens.
  • Peixe-Palhaço - Amphiprioninae.
  • Em inglês anemonefish, o peixe-palhaço faz parte de uma família composta por mais de 30 espécies reconhecidas pela biologia. ...
  • Peixe-Dourado - Carassius auratus.
  • Tetra Néon - Paracheirodon innesi.
  • Arraia Xingu - Potamotrygon leopoldi.

Paedocypris progenetica

Cientistas anunciam o descobrimento do menor peixe do mundo, com apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto! Ele vive em pântanos na ilha de Sumatra, na Indonésia, tem o nome científico de Paedocypris progenetica, e gosta mesmo é de águas ácidas, 100 vezes mais do que o normal para a região!

Paraguai e Bolívia são os dois países da América Latina que não são banhados pelo mar.

Existem mais animais no Mar Morto, embora não sejam visíveis sem o auxílio de um microscópio. As formas de vida mais abundantes nesse lago são microrganismos halofílicos, assim chamados por sua capacidade de sobreviver em ambientes aquáticos com alta concentração de minerais salinos.

O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe sim vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente, a Haloarcula marismortui, além de outro tipo de bactéria e uma espécie de alga marinha.