Quantas escolhas o ser humano faz por dia?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

E diferentes fontes na internet concordam com um mesmo número relativo ao total de decisões que um adulto toma em um dia: 35.0000.

Talvez você sinta que para você é difícil tomar decisões. Mas fique tranquilo, é algo com que todos nós lutamos por causa da maneira como nossos cérebros funcionam. Por trás de cada decisão, existem fatores psicológicos que moldam a maneira como pensamos e agimos. Aprender como eles funcionam nos ajuda a superá-los.

Entretanto, há pessoas que sofrem diante da necessidade de tomar qualquer decisão, principalmente quando há uma diversidade de opções. Pessoas muito indecisas são inseguras, tem baixa autoestima e, por não confiarem em suas escolhas, se sentem angustiadas quando precisam decidir entre uma ou mais opções.

A nossa habilidade de fazer escolhas conscientes está localizada nas áreas de funcionamento executivo do cérebro, onde também estão as estruturas visuais, formações sob o córtex cerebral que são uma espécie de "berçário" dos pensamentos.

Fazer escolhas não é um processo fácil. Implica em avaliar as opções que a realidade oferece e renunciar a algo, acreditando que aquilo que se escolhe seja a melhor opção. Portanto, escolhas excluem. Porém, fazer escolhas é não somente necessário, mas inevitável.

Tipos de tomada de decisão. Existem diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio. Elas podem ser: programadas, não programadas, estratégicas, táticas e operacionais.

O primeiro princípio para tomar boas decisões é conseguir observar todos os fatos. A Bíblia diz em Provérbios 18:13: “Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha.”

Premissas importantes da estratégia para tomar decisões

  1. # Marque um momento para decidir. ...
  2. # Defina a decisão (e o que ela engloba) ...
  3. # Pense nas suas opções. ...
  4. Voltar-se para seus valores. ...
  5. Falar sobre o assunto. ...
  6. Pedir perspectivas. ...
  7. Testar primeiro. ...
  8. Dar atenção às suas expectativas.

7 etapas do processo de tomada de decisão

  • Identifique a decisão.
  • Junte informações relevantes.
  • Identifique as alternativas.
  • Avalie as evidências.
  • Escolha entre as alternativas.
  • Coloque em prática.
  • Analise sua decisão.

Dicas para desenvolver sua habilidade de tomar decisões

  1. #1 Às vezes, escolha o que simplesmente te satisfaz.
  2. #2 Limite as suas opções.
  3. #3 Pergunte para os outros.
  4. #4 Defina prazos para decidir.
  5. #5 Use seu passado como guia.

Determinamos essas escolhas, certas ou erradas, com bases conscientes e inconscientes, por meio de influências externas e crenças que vão desde a cultura em que estamos inseridos, passando por religião, política, economia e meio social.

Medo e insegurança
O medo de errar e fracassar é uma das maiores travas para quem precisa tomar uma decisão. Vivemos procurando aprovação e a possibilidade de receber críticas é assustador para algumas pessoas. Por conta disso, procuramos alguém para perguntar a opinião e dividir a responsabilidade.

Cada escolha que fazemos, até mesmo aquelas que parecem sem importância, gera consequências que nos acompanham por toda a vida. Por isso, é fundamental que cada escolha seja feita de forma consciente, pois ela definirá nosso futuro.

Acreditava-se, até algumas décadas atrás, que o desenvolvimento do cérebro era concluído no fim da infância. No entanto, sabe-se hoje, que o processo de desenvolvimento do cérebro humano vai até os 25 anos aproximadamente.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade.

A indecisão é um sinal de falta de confiança em si mesmo. Você pode ter desenvolvido essa insegurança após um ocorrido traumático ou ter trazido o hábito de buscar validação alheia antes de tomar uma decisão do berço.

A liberdade de escolha acarreta na responsabilidade de cada passo. Por isso, escolher é chamar a responsabilidade para si. É responder pelas contas que surgem quando tomamos decisões. Uma escolha pode ser certa ou errada, e a partir daí a responsabilidade passa a ser só nossa, e não podemos culpar os outros.

Além de definir quem somos, nossas escolhas traçam nosso destino. Temos que escolher com sabedoria no presente, para haver consequências positivas no futuro. O nosso destino se constrói a partir das decisões que tomamos ao longo do nosso caminho.

Tomar uma decisão exige análise, nesse sentido, examine o contexto da sua situação, as circunstâncias, as opções que você possui, estabeleça metas e pense a respeito das consequências, negativas ou positivas que talvez você tenha que lidar por tomar certa decisão.