Quantas escolas literárias existem no Brasil?

Perguntado por: udamasio5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

As escolas literárias são subdivisões de duas grandes eras de nossa literatura: a Era Colonial e a Era Nacional. Você já deve saber que a literatura brasileira é dividida em movimentos literários, também chamados de escolas literárias.

Quinhentismo (1500 – 1601)
Primeira das escolas literárias do Brasil, o Quinhetismo tinha como característica os textos pedagógicos e informativos sobre a nova terra.

A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente.
Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

É possível dividir as escolas literárias nacionais em dois momentos de destaque: Era Colonial e Era Nacional. A emancipação política do país é o que separa esses dois períodos. A primeira era da literatura brasileira se deu durante o período colonial e tem grande influência de Portugal.

Podemos definir escolas literárias como manifestações literárias e artísticas de uma determinada época, que dependem, entre outros aspectos, do momento histórico. Estudar os diferentes períodos literários nos ajuda a compreender a formação da sociedade e seus respectivos ideais.

A literatura brasileira tem sua história dividida em duas grandes eras, que acompanham a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição, que corresponde à emancipação política do Brasil.

Os gêneros literários são criações de Aristóteles, um filósofo grego da Antiguidade, que dividiu e classificou a Literatura pela forma e função.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira.

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

As primeiras manifestações da literatura brasileira foram fortemente marcadas pelo modelo literário de Portugal, já que nossos primeiros escritores ou eram portugueses de nascimento ou brasileiros com formação universitária em Portugal.

As Escolas Literárias são as formas como estão divididas a literatura mediante as características apresentadas em cada uma delas. Essa divisão depende, entre outros aspectos, principalmente dos momentos históricos.

Questão 3. Qual destes movimentos literários não ocorreu durante o Período Colonial brasileiro? Literatura Informativa.

Então na Era Colonial temos 3 (três) Escolas Literárias, o Quinhentismo (de 1500 a 1601); o Barroco (de 1601 a 1768); e o Arcadismo (de 1768 a 1808).

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.