Quantas embarcações voltaram a Portugal?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Seu retorno a Portugal acontece em 21 de julho de 1501. Das 13 embarcações que saíram, apenas 6 voltaram.

Além do mais, casou-se com uma mulher riquíssima, Isabel Gouveia, neta de reis", afirma o jornalista e escritor Eduardo Bueno, autor de Brasil: Terra à Vista! - A Aventura Ilustrada do Descobrimento (2000). A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos.

– a viagem durava em torno de duas semanas ou até mais de um mês, dependendo do porto de origem, do número de escalas e da época em que foi realizada.

Desemprego, situação irregular, falta de preparação no processo migratório e custo de vida mais elevado são os principais motivos que levam imigrantes a deixar país europeu. O número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil em 2022 quase quadruplicou em comparação com 2021.

Atualmente, o único cruzeiro que sai do Brasil e vai para Portugal parte de Salvador (BA) e vai até Lisboa. Ele dura 14 dias e em seu itinerário estão Recife, Mindelo (Cabo Verde), Santa Cruz de Tenerife e Lisboa (sendo nove dias de navegação).

Os bastidores da viagem de 44 dias que levou Pedro Álvares Cabral ao Brasil - BBC News Brasil.

A Réplica da Caravela da Anunciação, embarcação utilizada na esquadra de Pedro Álvares Cabral, está em exposição permanente em um deque na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal. Essa réplica começou a ser construída na década de 1970 e hoje é um dos grandes atrativos turísticos e cartões postais da cidade de Campinas.

Santa Maria, Pinta e Niña são as três caravelas em que Cristóvão Colombo navegava quando aportou no continente americano, em 1492. Fonte: Portal Terra, 13/05/2014.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos. Ao todo, os 13 navios transportavam 1,5 mil homens entre médicos, boticários, religiosos, calafates e até degredados, isto é, condenados à morte que aceitavam trocar sua pena capital pelo exílio em terras desconhecidas.

Os navios saem da Itália para a temporada 2021/2022, cruzam o Oceano Atlântico e chegam ao Brasil em até 21 dias.

BBC Brasil. A principal inovação do período das grandes navegações foi o uso de caravelas, um tipo de embarcação pouco utilizada para explorações. A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar.

Serviços de qualidade e acessíveis: saúde, educação, transporte e demais serviços públicos portugueses são uma grande vantagem de viver no país. Qualidade de vida: o custo para ter um bom padrão de vida em Portugal é menor que no Brasil, sendo possível viver bem sem precisar ganhar muito.

Lisboa. Lisboa é a cidade que mais atrai brasileiros em Portugal. De acordo com o último relatório, são 77.110 brasileiros vivendo na cidade. Capital do país, também é a cidade mais populosa e a principal escolha de muitos estrangeiros.

Até o final de 2023, os turistas brasileiros podem ficar no Espaço Schengen sem visto por até 90 dias, durante um período total de 180 dias, pois o ETIAS só será obrigatório a partir da sua implantação prevista para 2024.

Os percursos de travessia marítima levam entre 11 e 28 noites, dependendo da empresa e do itinerário escolhido. As viagens de volta para a Europa começam em 4 de março e boa parte dos roteiros passam pelas Ilhas Canárias, Ilha da Madeira, Portugal e Espanha.