Quantas eclusas tem o rio Tietê?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O sistema formado pelas duas hidrovias tem 8 eclusas em funcionamento, sendo 6 na HN-913 Rio Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhadava e Três Irmãos. Todas têm 142 m de comprimento e 12 m de largura, com profundidades entre 3 e 4 m.

40 centímetros

Atualmente, o rio Tietê está com média de 40 centímetros de profundidade no estaleiro, local onde a profundidade é medida em Mogi das Cruzes. A média histórica no estaleiro é de 1,37 metro. Isso está acontecendo por conta do período de estiagem.

As 6 principais hidrovias do Brasil são: Hidrovia Tocantins-Araguaia. Hidrovia Solimões-Amazonas. Hidrovia São Francisco.

Hoje existem 8 eclusas sob a responsabilidade do DNIT. Dessas, 4 ficam no Rio Grande do Sul (Amarópolis, Bom Retiro do Sul, Dom Marco e Fandango), 2 em São Paulo (Jupiá e Três Irmãos), 1 no Pará (Tucuruí) e 1 na Bahia (Sobradinho).

A hidrovia Amazonas-Solimões tem cerca de 6.500 km de extensão, sendo 3.220 km em território brasileiro, entre a foz do rio Amazonas e o porto peruano de Iquitos.

Com até 100 metros de largura, o Tietê esconde, a 7 metros de profundidade, geladeiras, sofás e carcaça de automóveis. Num processo de permanente de drenagem, 68 toneladas de lixo e areia são retiradas mensalmente.

A cidade que traz pureza
Aqui em Barra Bonita, o Tietê volta à vida e se torna um rio de águas totalmente limpas. Apesar da purificação, as águas precisam ser tratadas antes de serem levadas para as residências, pois ainda não são totalmente indicadas para consumo doméstico.

Os pesquisadores analisaram as características de absorção de luz da água de quatro das seis barragens que compõem o sistema de reservatórios em cascata do Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga e Nova Avanhandava.

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros, sendo que, em seu ponto mais profundo, apresenta 120 metros. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

"A principal dificuldade da despoluição é que são 39 municípios envolvidos e há uma falta de comprometimento dos prefeitos com o plano de uso e ocupação do solo", afirma o professor.

Apesar da capitalização, o P2 continuará com o controle da empresa, com 54,7% de participação. Blackstone terá 11,3%; BNDESPar, 4,5%; e IFC, 3,4%. Os outros dois acionistas, Temasek e Aimco, reduziram sua fatia para 16,7% e 9,32%, respectivamente.

O rio Yangtzé, na China, é mais conhecido pela usina hidrelétrica das Três Gargantas, a de maior capacidade instalada do mundo, com 22.500 MW de potência.

Em mais de 2800 km de extensão, o Danúbio é o rio mais longo da Europa. Muitas empresas oferecem cruzeiros fluviais no Danúbio, uma maneira confortável para visitar os muitos países ao longo da costa dessa importante hidrovia europeia.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Eclusa da Usina de Tucuruí. Responsável por 10% da capacidade energética instalada no Brasil, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí possui a maior eclusa do País e garante um sistema de transporte de cargas e pessoas ao longo de 2 mil quilômetros em época de cheia do Rio Tocantins.

Como existe uma diferença quanto ao nível dos oceanos Pacífico e Atlântico, a construção de diversas comportas (ou eclusas) foi necessária, sendo as principais: Eclusas de Gatún, Eclusa de Pedro Miguel e Eclusas de Miraflores.

eclusa de Ijmuiden

O rei holandês Willen-Alexander inaugurou esta quarta-feira nos Países Baixos a maior eclusa marítima do mundo. A eclusa de Ijmuiden tem 500 metros de comprimento e 70 de altura, demorou seis anos a ser construída e custou 300 milhões de euros.

Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia Taguari -Guaíba. A Bacia do Tocantins é a maior bacia localizada inteiramente no Brasil.

O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil.

Hidrovia do Tietê-Paraná: localizada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, abrangendo um conjunto de 286 municípios.

O Tietê é um curso d'água atípico. Embora sua nascente se localize na Serra do Mar, a apenas 22 quilômetros do oceano, ele corre para o interior por mais 1.100 quilômetros, até desaguar no rio Paraná, em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.

A qualidade de água ruim, imprópria para usos e inadequada para a vida aquática ficou restrita a dois trechos do Rio Tietê, entre o município de Suzano e a Ponte das Bandeiras, na capital, e no município de Porto Feliz.