Quantas e quais Parabolas tem o livro de Mateus?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em Mateus temos 18 parábolas, sendo 11 exclusivas. Lucas relata 22, das quais 7 delas também figuram ou fazem consonância de relato com as de Mateus; as outras 15 parábolas restantes em Lucas só aparecem em seu próprio evangelho.

O Joio e o Trigo
Esta parábola é exclusiva de Mateus (Mateus 13:24–30) e conta a história de um homem que semeou seu campo com trigo. Enquanto dormia, um inimigo veio e semeou joio no local e fugiu. Na hora da colheita, os empregados reclamaram do joio e perguntaram se ele havia usado boas sementes.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

evangelho de Lucas

Os evangelhos sinóticos – Mateus, Marcos e Lucas – apresentam um total de quarenta parábolas, das quais vinte e nove estão no evangelho de Lucas e dezesseis só aparecem nesse evangelho. São ensinamentos preciosos, sempre abertos a novas reflexões. O sentido literal da palavra parábolas é “lançar ao lado”.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

O Evangelho de Lucas contém vinte e nove das quarenta parábolas atribuídas a Jesus nos Evangelhos. Entre elas, mais de um terço próprias de Lucas.

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.

Normalmente esse tão conhecido capítulo da Bíblia é quebrado por escritores e pregadores, que tratam dele como sendo possuidor de três parábolas preciosas e distintas: a da Ovelha Perdida (1-7), a da Dracma Perdida (8-10) e a do Filho Perdido (11-32).

1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. [ Geometria ] Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta fixa ( directriz ).

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.

Porque ao que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo em parábolas, porque vendo não vêem, e ouvindo não ouvem nem entendem.

A parábola das bodas ou do banquete de casamento fala acerca de um convite feito por um rei para a festa de casamento de seu filho. O significado está relacionado ao convite que Deus fez à nação eleita, sendo estendido à todas as nações do mundo, para comunhão eterna com Ele, através de Seu Filho Jesus.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mateus”).

A Parábola do Semeador é uma das parábolas de Jesus encontradas nos três evangelhos sinópticos (Mateus 13:1–9, Marcos 4:3–9 e Lucas 8:4–8) e no apócrifo Evangelho de Tomé.

Jesus contou três parábolas para explicar o que é o 'Reino de Deus' e como ele se realiza em nosso meio: o trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento.