Quantas doses tem o frasco da Janssen?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Uma dose única (0,5 mL) da vacina covid-19 (recombinante) é injetada. Após a injeção, o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro irá vigiá-lo durante cerca de 15 minutos para monitorizar os sinais de uma reação alérgica.

A Pfizer disponibilizará, ainda, fracos com a tampa de cor cinza. Quando disponíveis, estes frascos-ampolas não precisarão ser diluídos para serem administrados no público acima de 12 anos. Cada frasco possuirá 2,25 ml de suspensão injetável diluída e poderão ser convertidos em até seis doses por unidade de frasco.

A vacina Johnson & Johnson pode ser usada para doses primárias ou como reforço, mas o CDC diz que as vacinas Pfizer e Moderna são recomendadas na maioria das situações devido ao risco de eventos adversos graves com a vacina da Janssen.

Os resultados reforçam a recomendação do Ministério da Saúde, em nota técnica divulgada em novembro de 2021, para que o Brasil priorizasse a utilização de vacinas de RNA mensageiro (Pfizer) na dose de reforço, independentemente do esquema vacinal primário.

A vacina da Jannsen utiliza a tecnologia de vetor viral não replicante, semelhante à utilizada na vacina de Oxford/AstraZeneca e também no imunizante russo Sputnik V. Essa tecnologia utiliza um adenovírus modificado geneticamente para estimular a produção de anticorpos no organismo.

Conhecida como dose única, a vacina da Johnson & Johnson apresentou eficácia de 66% que aumenta para 85% (após 28 dias da aplicação) contra casos graves e 100% de proteção contra hospitalização e morte após 28 dias da aplicação.

A vacina da Janssen está indicada para toda a população, a partir dos 18 (dezoito) anos, para prevenir a doença COVID-19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Essa imunização acontece exclusivamente na sede da Secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria, nº 161-185, no Centro.

- Apresentação: Frasco-ampola multidose (10 doses) ou monodose (1 dose). Os frascos possuem tampa cinza, com o rótulo escrito vacina adsorvida covid-19 (inativada), conforme orientações da farmacêutica. - O esquema de imunização é de 2 doses de 0,5 mL com intervalo de 4 semanas entre as doses (28 dias).

A quem não é recomendada a vacina? As pessoas que tenham história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina não a devem tomar. A vacina apenas foi testada em crianças com mais de 16 anos de idade.

Uma delas, publicada no início de fevereiro na Nature Medicine, mostrou que a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer seis meses após a imunização com duas da CoronaVac confere uma eficácia de 92,7% contra a doença. Já contra casos graves do SARS-CoV-2, a proteção sobe para 97,3%.

A pesquisa analisou dados de 14 milhões de brasileiros, extraídos das bases do Ministério da Saúde, e mostrou que uma dose de reforço da vacina BNT162b2 (Pfizer/BioNTech), seis meses após a segunda dose da Coronavac, aumenta a eficácia contra o coronavírus em 92,7%.

A Pfizer/BioNTech seguida pela Novavax induziu anticorpos mais elevados do que duas doses da Oxford/AstraZeneca, embora este cronograma tenha induzido respostas de células T e anticorpos mais baixas do que o cronograma de duas doses da Pfizer/BioNTech.

A vacina AZD1222 contra a COVID-19 tem uma eficácia de 63,09% contra a infeção sintomática pelo SARS-CoV-2.

Segundo o Butantan, “a CoronaVac é a vacina mais segura entre todas as utilizadas no mundo, além de ser a vacina mais utilizada na população de três a 17 anos, com mais de 211 milhões de doses aplicadas ao redor do mundo” – a CoronaVac (SinoVac) já foi aplicada em crianças em países como China, Hong Kong e Indonésia.

A vacina da Janssen é baseada em um vetor de adenovírus sorotipo 26 (Ad26. COV2. S). É indicada para imunização ativa para prevenir a Covid-19 causada por SARS-CoV-2 em pessoas com 18 anos de idade ou mais.

Assim, em parceria com a BioNTech, a Pfizer desenvolveu uma vacina à base de mRNA para combater o vírus SARS-CoV-2, que foi aprovada por órgãos regulatórios em todo o mundo.

Como funciona a vacina da Janssen
O imunizante, conhecido tecnicamente como Ad26. COV2. S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica.