Quantas denominações protestantes existem no mundo?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista.

Os protestantes são seguidores do cristianismo que, no entanto, se afastaram do cristianismo católico romano original. Elas estão divididas em numerosas igrejas independentes que não se reportam ao papa. Com cerca de 900 milhões de protestantes, eles formam o segundo maior grupo dentro do cristianismo.

O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.

A reforma provocou inúmeros levantes na Europa, causou guerras, perseguições e o êxodo de milhares de protestantes no mundo. São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

Protestantes e evangélicos

  • Adventistas;
  • Anglicanos;
  • Batistas;
  • Reformados;
  • Luteranos;
  • Metodistas;
  • Pentecostais.

Yoido Full Gospel Church

Estamos na Yoido Full Gospel Church (Igreja do Evangelho Pleno), apontada pelo "Guinness Book", em 1993, como o maior templo neopentecostal do mundo, com 700 mil fiéis (hoje são 880 mil).

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

5 As religiões evangélicas chamadas de não-pentecostais ou históricas compreendem, no Brasil, sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana.

Brasil

Atualmente, o Brasil continua sendo o país com maior número de católicos do mundo.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo – Jornal da USP.

Muitas denominações brasileiras acrescentaram aos seus nomes a expressão “evangélica” e o termo “crente”, que já havia ganho forma pejorativa, foi paulatinamente substituído por “evangélico/a” para designar os fiéis e as igrejas não-católicas e não-ortodoxas.

Igreja Reformada Potiguara

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

Na linha dos ensinamentos protestantes, a Bíblia Sagrada ACF é dedicada a quem prefere uma linguagem mais tradicional ao ler conteúdo religioso.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

A Assembleia de Deus, igreja pentecostal, é a que conta com maior número de membros em todo o Brasil, representando 34% do total. Ela é seguida pela Igreja Batista, do grupo das igrejas evangélicas históricas, e que detém 11% dos fiéis.

A onda neopentecostal
Os principais representantes são as igrejas Salão da Fé (1975), a Igreja Universal do Reino de Deus (1977) e a Igreja Internacional da Graça (1980).

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A Igreja com maior quantidade de ouro - Avaliações de viajantes - Igreja da Companhia de Jesus - Tripadvisor.