Quantas damas tem o baralho?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Um baralho comum contém 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes: paus, espadas, copas e ouros. Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contêm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente.

Cada naipe tem 13 cartas, sendo elas um ás (representado pela letra A), todos os números de 2 a 10, e três figuras: o valete (também chamado de Jorge), representado pela letra J (do inglês jack), a dama (também chamada de rainha) representada pela letra Q (do inglês queen) e o rei, com a letra K (do inglês king).

Um baralho é composto por 52 cartas divididas em 4 naipes distintos: copas, paus, ouros e espadas. Cada naipe é constituído por 13 cartas, cuja sequência é dada pela ordem crescente de 2 a 10, seguidas do valete (J), dama (Q), rei (K) e ás (A).

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas (damas brasileiras) ou 100 casas (damas internacionais) alternadamente claras e escuras, dispondo-se de 12 peças brancas e 12 peças pretas ou 20 peças brancas e 20 peças pretas.

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Dicas dos jogadores Damas
dê margem de erro ao adversário! Jogue com muita concentração, pois basta um erro e tudo pode perder-se. Damas não é um esporte coletivo e sim individual, e sua concentração pode fazer a diferença. Nunca faça armadilhas, jogue suas peças nas casas fortes, isto é, no centro do tabuleiro.

Entre outros detalhes, eles são divididos em quatro naipes que estão ligados à elementos da natureza:

  • Espadas = Ar.
  • Paus = Fogo.
  • Ouros = Terra.
  • Copas = Água.

Os quatro naipes do baralho estão associados às estações do ano: Ouros (primavera); Paus (verão); Copas (outono) e Espadas (Inverno). Os naipes estão relacionados com os elementos da natureza: Copas – água; Paus – fogo; Espadas – ar e Ouros – terra.

Um baralho comum contém 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes: paus, espadas, copas e ouros. Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contêm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente.

Normalmente, o baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes.

Quantidade de cartas: 55 cartas (52 cartas + 2 curingas + carta garantia) em cada deck. acompanha 2 baralhos.

A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.

Dama é o nome genérico dado à uma mulher de bons modos, com boa educação, nobre e distinta. A palavra "dama", como uma forma de tratamento", também é usada para chamar de maneira atenciosa, respeitosa e honorífica as mulheres em geral, independente do seu estado civil.

Jogando

  1. Comece a partida. O jogador com as peças pretas joga primeiro e, no início, só pode mexê-las em uma casa na diagonal (na direção das peças do adversário). ...
  2. Coma as peças do seu adversário. ...
  3. Transforme as peças em damas quando elas chegarem ao lado oposto do tabuleiro. ...
  4. Continue a comer as peças do seu adversário.

“DAS PEÇAS E DO MOVIMENTO”
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, com 12 pedras brancas para um damista e 12 pedras pretas para o outro no tabuleiro de 64 casas e 20 pedras brancas para um damista e 20 pedras pretas para o outro damista no tabuleiro de 100 casas.

As damas podem se movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

Depois é só pintar os quadradinhos que se formaram em duas cores diferentes (sugere-se preto e branco), e juntar 12 tampinhas de garrafa brancas e 12 tampinhas de garrafa vermelha, para formar as peças do tabuleiro (como mostra a figura abaixo). E seu jogo ficará pronto.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.