Quantas Cruzadas os cristãos ganharam?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

De acordo com estudos de historiados, cerca de 1 milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram devido às Cruzadas. 5. No discurso de convocação para a 1ª Cruzada (1095), o papa Urbano II disse que todos aqueles que lutassem contras os muçulmanos iriam para o Paraíso e teriam todos seus pecados perdoados.

A Quarta Cruzada (1202-1204) ou “Cruzada de Veneza” resultou no saque e na tomada da cidade de Constantinopla (atual Istambul) e na instauração do Império Latino, levando o mundo cristão da época a ter três impérios: além do Latino, o Sacro Império Romano-Germânico e o Império Bizantino.

Quarta Cruzada

A Quarta Cruzada é uma das mais importantes cruzadas da Idade Média. Incentivada pelo Papa Inocêncio III, a quarta cruzada foi responsável pela tomada da cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Romano do Oriente.

1270

As últimas Cruzadas
Este rei, tratado com um santo pela Igreja católica, foi feito prisioneiro pelos seus inimigos durante a Sétima Cruzada (que durou 6 anos, entre 1248 a 1254). Na Oitava e última Cruzada, que durou apenas um ano, em 1270, o final da expedição foi ainda pior.

O termo “cruzada evangélica ou cruzada evangelística” é usado nas Igrejas Evangélicas para denominar um evento especial de evangelização, um “esforço concentrado” objetivando levar o Evangelho de Jesus Cristo a um determinado grupo de pessoas ou comunidade, de maneira mais direta.

Estima-se que mais de 700 convertidos foram queimados e outros 5 mil presos até 1488. Diferentemente da Inquisição medieval, cujos inquisidores eram nomeados pelo papa, na moderna eles eram nomeados pelos reis e atuavam por intermédio dos tribunais criados nos reinos, com a autorização do papa.

Ao longo dos anos, os cristãos foram perdendo todos os territórios que haviam conquistado durante suas expedições, e o saldo final das Cruzadas foi de derrota, com o último reduto dos cristãos, chamado Acre, conquistado em 1291 pelos mamelucos egípcios.

As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão. No século VII surgiu no Oriente Médio uma religião também monoteísta que conquistaria muitos adeptos com o passar do século.

O objetivo principal das cruzadas era proteger os cristãos que peregrinavam para a Terra Santa, Jerusalém. Grupos de muçulmanos atacavam os cristãos que iam conhecer a terra que Jesus andou, roubando-os e até mesmo os escravizando.

A quinta Cruzada (1217 – 1221)
O foco dessa Cruzada era atacar o centro de poder muçulmano no Egito, para, uma vez desmontada a capacidade de contra-ataque muçulmano, recuperar Jerusalém. Cerca de 300 navios partiram ao Egito e conquistaram a cidade de Damietta, em 1218.

A oitava cruzada (1270)
Tinha como objetivo atacar os turcos em Túnis. Porém, ao chegar, Luís IX faleceu vítima da Peste. Ao final das campanhas cruzadistas, pode-se concluir que, no geral, foram um fracasso, pois constantemente, a Terra Santa voltada a ser invadida pelos muçulmanos.

príncipe Felipe

Ainda em 1270, o príncipe Felipe, o Audaz, conseguiu negociar a retirada pacífica dos exércitos cristãos do Oriente. Depois do fracasso vivido na Oitava Cruzada, o jovem Felipe foi coroado como o mais novo rei da França.

Empossado como rei de Jerusalém em 17 de março de 1229, Frederico II conseguiu uma conquista militar muito mais significativa do que o restante de todas as outras cruzadas organizadas pela Igreja.

Louis IX

Definição. No comando da Oitava Cruzada de 1270, como no da Sétima (1248-1254), encontrava-se o Rei francês Louis IX (rein.

rei Ricardo

No final, os cruzados saíram derrotados, pois os muçulmanos estavam em melhores condições militares e somente o rei Ricardo com seus guerreiros permaneceram no oriente até o final.

Vitória militar dos cruzados, resultando em uma trégua de três anos.