Quantas costelas tem o ser humano?

Perguntado por: amata6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Existem 12 pares de costelas. As costelas são numeradas de 1 a 12 de acordo com as vértebras torácicas as quais se articulam. A extremidade posterior de uma costela típica é chamada de cabeça da costela.

A maioria das pessoas nasce com 12 costelas em cada lado do corpo, ou seja, somando um total de 24 costelas. As pessoas que nascem com mais de 24 costelas, essas extras denominamos costelas supranumerárias. Porém, quando as pessoas nascem com menos de 24 costelas, chama-se agenesia das costelas.

Como disseram, tanto o homem quanto a mulher têm o mesmo número de costelas.

Eva é, afinal, feita da mesma carne que seu companheiro. Tem, portanto, natureza idêntica. Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo.

A costela II é a mais larga, mais curta e mais curva das sete costelas verdadeiras. Além disso, apresenta uma única face articular em sua cabeça para articulação com a vértebra T I e dois sulcos transversais separados pelo tubérculo do músculo escaleno anterior.

As costelas oito a dez são as costelas falsas e estão conectadas ao esterno indiretamente por meio da cartilagem da costela acima delas.

Sabia que quando os bebês nascem eles têm cerca de 70 ossos a mais do que os adultos? Com o tempo, alguns desses ossos se fundem, como no crânio. Placas separadas ficam sobrepostas para permitir que a cabeça passe pelo canal vaginal na hora do parto. Já em outras partes do corpo, surgem ossos completamente novos.

O que é dor na costela? Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Flutuantes: Esse grupo é dividido em dois pares, localizados no fim da estrutura. São costelas que não estão conectadas com o osso Esterno em sua parte anterior. Elas servem de proteção para órgãos como os rins e parte do fígado.

As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”

Estudos indicam que geralmente a costela esquerda é mais protuberante que a direita para proteger o coração. Porém, se essa protuberância for muito grande, pode estar relacionado a uma condição, como a escoliose.

Foi quando Deus colocou Adão em um sono profundo. Ele pegou uma das costelas de Adão e criou a primeira mulher, uma companheira e ajudadora para ele. Há muito simbolismo na forma como Eva foi criada. Deus a fez da costela de Adão, mostrando que ela foi criada igual a ele.

A costela-de-eva ou Monstera adansonii costuma ter as folhas mais compactas que a costela-de-adão, que pode ter folhas enormes. Mas a principal diferença está nas fenestras. As fenestras são as perfurações nas folhas.

Por que Costela de Adão? Além da aparência e do significado, a planta também chama atenção por esse nome popular pelo qual é conhecida. Pois bem, essa denominação faz referência ao próprio formato da folha: é vazada de uma forma que lembra uma costela, com a definição das vértebras.

A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.