Quantas cores de pitaya existem?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dependendo da espécie, a pitaya mostra diferentes cores em sua polpa: vermelho, rosa, amarelo ou branco.

Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.

Fora isso, as duas versões têm poucas calorias e baixo teor de açúcar — embora a de polpa colorida seja levemente mais adocicada.

Os tipos conhecidos até o momento são a pitaya: Amarela; Vermelha ou rosa; Branca.

Dizem que a pitaya com polpa vermelha possui mais sabor, um gosto mais doce. É a única que não experimentei ainda, vou procurar. O problema é saber diferenciar a da polpa vermelha da polpa branca.

O sabor da pitaya é de um adocicado muito suave. As espécies amarelas, brancas e vermelhas têm diferença na intensidade de doçura, sendo a última a favorita em sobremesas!

Falso. A pitaia não cura a anemia em dois dias. A fruta tem baixa concentração de ferro, e o organismo não é capaz de eliminar a doença neste período.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

A pitaya, assim como as outras frutas, deve fazer parte da rotina alimentar, devendo ser incluída com frequência nas refeições. A recomendação do consumo de frutas seria de 3 a 5 porções no dia, devendo ser variadas, para atingir a recomendação de vitamina, minerais e fibras diárias.

Vitamina C

Seleniceries Undatus ou Pitaya Amarela: É a fruta que possui casca amarela e interior branco. Essa espécie tem alto teor de Vitamina C e zinco. Se interessou? Calma que tem mais!

A pitaya é uma fruta rica em polifenois, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e artrite reumatoide, por exemplo.

O produtor explica que o pé de pitaya começa a produzir no prazo de 2 a 3 anos, dependendo do tipo de muda usada, neste caso com a chamada “muda infantil”. Se a muda for adulta, já mais desenvolvida, a produção ocorre em 1 ano e meio, aproximadamente.

Confira 5 dicas de receitas para adicionar a casca da pitaya:

  1. Geleia;
  2. Risoto;
  3. Chá;
  4. Suco;
  5. Molho de pitaya.

Pode comer a casca da pitaya? Se quiser aproveitar 100% da sua pitaya, você pode. No entanto, não se recomenda o consumo direto da casca, afinal, não tem um sabor tão agradável quanto a polpa. O legal é preparar um ótimo chá da casca da pitaya.